Adufes e o ANDES-SN intensificam a luta pela educação presencial em meio à discussão sobre a implementação de EaD

Ataques à Educação de qualidade! A Adufes e o ANDES-SN intensificam a luta pela educação presencial nas instituições de educação superior federal. O movimento ocorre em meio à discussão sobre a implementação de Educação a Distância (EaD), com até 40% da carga horária dos cursos presenciais da Ufes.

Esse ataque está previsto na Portaria nº 2.117, de 6 de dezembro de 2019, do Ministério da Educação, e abarca os cursos presenciais.

Na Ufes, a pauta está sob responsabilidade da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd). No dia 08 de novembro, a Adufes enviou Ofício (110/2022) à Prograd, solicitando participação em debates (seminários, fóruns, reuniões) que vierem a ser realizados. Também solicitou, em outro Ofício (113/2022) nesta sexta-feira, 11 de novembro, informações sobre os cursos da Ufes que já aprovaram porcentagem de até 40% de EaD e as justificativas que apresentaram. O sindicato aguarda retorno da Prograd.

Esta semana, a Adufes e o DCE também realizaram uma reunião para construir mobilização em defesa da educação presencial e as representações estudantil e docente entendem ser imprescindível amplo debate a fim de envolver toda a comunidade, uma vez que a eventual implementação de até 40% de EaD nos cursos presenciais impõe profunda alteração na própria concepção da formação e de universidade, implicando drástico impacto.

O debate também ocorre em meio à ofensiva do Plano de Expansão da EaD nas Instituições de Ensino Superior Públicas, o Reuni Digital, que transforma as federais em universidades digitais. A Adufes tem feito discussões e mobilizações contra o Reuni desde o primeiro semestre.

Embora sejam assuntos diferentes, o Reuni Digital e a proposta de implementação de até 40% de EaD em cursos presenciais têm em comum a relativização da importância da presencialidade na formação superior, sem a qual, a qualidade é definitivamente comprometida.

A Adufes separou textos e lives que explicam o seu posicionamento sobre o assunto. Confira abaixo os links e as/os respectivas/os autoras/es:

1) Vídeo sobre a importância da presencialidade no ensino superior, com Dermeval Saviani.

2) Artigo publicado na revista Universidade e Sociedade sobre a falácia do ensino remoto, assinado por Ana Carolina Galvão e Dermeval Saviani.

3) Vídeo sobre o ensino remoto, com Dermeval Saviani, em palestra para a Adufes.

4) Vídeo sobre o Reuni Digital com Alan Kenji e Priscila Chaves – “Financeirização do ensino superior e Reuni Digital nas universidades públicas”.

5) Análise de Olinda Evangelista e Priscila Chaves, publicada na seção “Fala, Docente”, do site da Adufes.

Adufes