Docentes da Ufes participam de Congresso que debate a defesa da “educação pública e gratuita e do direito dos trabalhadores”

É sede do 35º Congresso do Andes-SN a Universidade Tecnológica Federal do Paraná (UTFPR). O evento teve início na manhã de hoje, segunda-feira (26) e vai até sábado (30). 

Cerca de 500 professores/as de Instituições de Ensino Superior de todo o país estão reunidos no UTFPR, em Curitiba (PR), no Congresso do Sindicato Nacional dos Docentes das Instituições de Ensino Superior (ANDES-SN). Durante os seis dias de encontro, os participantes discutirão a conjuntura internacional e nacional e definirão um Plano de Luta para 2016.

Com base no tema central do 35º Congresso do ANDES-SN – “Em defesa da Educação Pública e Gratuita e do direito dos trabalhadores”-, os/as representantes das seções sindicais, inclusive da Adufes, discutirão a pauta sobre o corte nos orçamentos dos institutos e universidades federais e estaduais, a privatização da educação, o ataque aos direitos dos trabalhadores e aos serviços públicos, a repressão aos movimentos sindicais e sociais, além de debates relacionados à ciência, tecnologia e políticas 

Delegação. A Adufes está representada no Congresso por uma delegação composta de 12 docentes, entre delegados/as e observadores/as, que foram aprovados em assembleia. Representando a diretoria da entidade, o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto. Pela base são eles/as: Walter Pires, Raphael Góes, Francisco Mauri de Carvalho Freitas, Bernardete Gomes Mian, Cenira Andrade de Oliveira, Fábio Dutra e Rogério Neto Suave, Fábio Castro, Leonardo Dutra, José Aguilar Dalvi e Renata Couto Moreira. 

Nos dias 13 e 20 de janeiro, o grupo que participa do evento em Curitiba se reuniu para discutir os Textos de Resolução (TRs) que fazem parte do Caderno de Textos do encontro. O objetivo das reuniões foi ampliar os debates sobre os temas do Congresso para o conjunto dos docentes da instituição.


Veja aqui o Caderno de Textos do 35° Congresso do Andes-SN.

Fonte: Adufes