Adufes participa de Ato Unificado do Dia Internacional das/os Trabalhadoras/es em Vitória

Representação sindical das/os docentes da Ufes defende que a classe trabalhadora deve se organizar para pressionar o governo a enfrentar a força do grande capital que se expressa nas investidas do agronegócio, dos conglomerados da educação, do grande empresariado e do sistema financeiro

A Adufes esteve presente no Ato Unificado do Dia das/os Trabalhadoes/as realizado nesta segunda-feira, 1 de maio, na praça José Luiz Gobbi, no Portal do Príncipe, em frente à Rodoviária de Vitória. Entre as pautas da manifestação estavam a recomposição salarial, condições de trabalho, contra a violência nas instituições educacionais e contra o adoecimento das categorias.

Além disso, questões como a urgência da revogação das contrarreformas dos governos Temer e Bolsonaro e a necessidade de auditar a dívida pública, rever a política de juros do Banco Central e abandonar a lógica do Teto de Gastos da Emenda Constitucional 95 foram abordadas nos discursos durante o evento.

A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, explicou a importância da presença do Sindicato no ato de luta unificada da classe trabalhadora. “Trazemos nossa saudação às trabalhadoras e trabalhadores. Que as organizações de nossa classe, sindicatos e centrais se fortaleçam na direção de nossos interesses coletivos, cumprindo seu papel de articular a mobilização de rua para pressionar o governo a enfrentar a força do grande capital que se expressa nas investidas do agronegócio, dos conglomerados da educação, do grande empresariado e do sistema financeiro. A revogação das contrarreformas da previdência, trabalhista, do teto de gastos, a auditoria da dívida pública e a revogação do Novo Ensino Médio são pautas da maior urgência para nosso povo”.

O ato foi promovido pelas centrais sindicais: CUT, INTERSINDICAL, Pública, CSB, NCST, Força Sindical, UGT e CTB.

Programação

A programação contou com falas das/os representantes das entidades sindicais e partidos e de parlamentares, apresentações culturais e atividades para as crianças com apresentações circences com palhaços, cama elástica, picolés, algodão-doce e pipoca.

Além disso, o evento ofereceu uma unidade móvel da Secretaria Regional do Trabalho e Emprego que disponibilizou emissão de Carteira de Trabalho Digital, e informações sobre Seguro Desemprego e Abono Salarial.

 

Adufes