GTs Andes-SN que se articulam na Adufes divulgam documento sobre seu funcionamento

Eles têm o papel de aprofundar discussões e análises que subsidiem debates e ações realizados na base e filiadas/os podem ingressar a qualquer momento para participar

Clique e confira a íntegra o documento sobre o funcionamento dos GTs do ANDES-SN na Adufes.

A Coordenação Geral dos GTs sistematizou em um documento o funcionamento dos Grupos de Trabalho (GTs) do ANDES-SN localmente. O texto é resultado das reuniões ampliadas dos GTs realizadas na sede da Adufes, no campus de Goiabeiras, entre 2022 e 2023, e tem como objetivo sistematizar o seu funcionamento, garantindo eficiência na comunicação, coordenação e participação nas atividades.

Todas/os as/os docentes filiadas/os podem ingressar em um ou mais GTs a qualquer tempo, bastando enviar um e-mail para o endereço secretaria@adufes.org.br. A lista de membros do GT é atualizada regularmente pela Secretaria para manter uma representação precisa das/os participantes ativas/os.

Entre as informações trazidas no documento, destaca-se o papel da coordenação dentro dos GTs, com membros designados assumindo funções e responsabilidades de liderança. Elas/es são responsáveis ​​por iniciar as reuniões, designar relatoras/es, encaminhar para arquivamento  os relatos das reuniões e as solicitações do GT à diretoria da Adufes. A coordenação também tem a tarefa de facilitar as discussões coletivas para estabelecer cronogramas de reuniões, critérios para que representantes do GT estejam presentes nos eventos ANDES-SN e formatos de reuniões.

Reuniões

Os encontros dos GTs são realizados principalmente de forma presencial, com a opção de formatos híbridos para favorecer a participação dos docentes que residem no interior. Além disso, a Adufes apoia as atividades dos GTs providenciando transporte, hospedagem e alimentação para os participantes de localidades distantes.

A última reunião ampliada dos Grupos de Trabalho aconteceu no dia 20 de abril e o documento sobre o funcionamento dos GTs, pactuado neste e nos demais encontros, também versa sobre apoio financeiro e logístico para as atividades, registro das ações, canais formais de comunicação, entre outros.

A coordenadora-geral dos GTs e diretora da Adufes, Luciana Soares, destaca a importância do diálogo entre os grupos. “A proposta de encontros de todos os membros dos GTs representa importante articulação que certamente fortalece nossas lutas. O diálogo é indispensável e sempre aponta para a importância da mobilização. Isso resulta em ações que nos unem e nos impulsionam para os enfrentamentos necessários”.

Lutas

A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, lembra como os GTs do ANDES-SN se organizam localmente. “Eles tocam as deliberações do Congresso e também propõem ações próprias, em articulação com a diretoria. As pactuações para seu funcionamento, construídas coletivamente, têm se mostrado fecundas para nosso trabalho militante cotidiano, possibilitando agregar mais docentes e, sobretudo, fortalecer as lutas”, destacou.

Os GTs têm o papel de aprofundar discussões e análises que subsidiem debates e ações realizados na base. Na Adufes, essas iniciativas têm ocorrido sempre em articulação com a diretoria. Confira as opções de GTs abaixo e participe!

  • GTPE – Politica Educacional
  • GTSSA – Seguridade Social / Assuntos de Aposentadoria
  • GTPCEGDS – Política de Classe para as Questões Étnico-Raciais, de Gênero e Diversidade Sexual
  • GT Verbas
  • GT Carreira
  • GTCeT – Ciência e Tecnologia
  • GTPAUA – Política Agrária, Urbana e Ambiental
  • GTPFS – Política de Formação Sindical
  • GTHMD – História do Movimento Docente
  • GTCA – Comunicação e Arte
  • GT Fundações

Adufes