Em reunião, GTPE debate Política Nacional de Educação Digital

Para integrantes do grupo, além de tratar de uma modernização para a alienação na educação básica, a Pned apresenta preocupantes sugestões para a formação no ensino superior

Na terça-feira, 6, o Grupo de Trabalho Política Educacional (GTPE) se reuniu na sede da Adufes, em Goiabeiras, Vitória. Na oportunidade, entre outras pautas, o GT discutiu a Política Nacional de Educação Digital (Pned), Lei nº 14.533/2023, sancionada pelo governo Lula, em janeiro.

A política em questão é pautada pelo desenvolvimento de competências digitais na educação básica e ensino superior, promoção de ferramentas de autodiagnóstico dessas competências e incentivo a parcerias e acordos de cooperação para que políticas de acesso às tecnologias aconteçam.

Para os membros do GTPE, além de tratar de uma modernização para a alienação na educação básica, a Pned apresenta preocupantes sugestões para a formação no ensino superior. A anunciada inovação pedagógica contará com parceria entre as IFES e empresas da área da digitalização industrial: promoção da formação básica de curto prazo, de graduação e de pós-graduação, em competências digitais aplicadas à indústria em estreita colaboração com empresas e associações empresariais, facilitando ainda mais a hegemonia de oligopólios nos rumos da educação.

A próxima reunião do GTPE será realizada no dia 4 de julho, também na sede da Adufes.

Adufes