Debate na Adufes discute cortes de verbas, financiamento e orçamento participativo das universidades

Evento será realizado no dia 22 de junho, na sede do sindicato, em Goiabeiras, Vitória

“Cortes de verbas, financiamento dos serviços públicos e orçamento participativo nas universidades!” compõem o tema do próximo encontro do Curso “A Universidade Que Queremos”. O debate ocorrerá no dia 22 de junho, às 18h, na sede da Adufes, em Goiabeiras, Vitória.

Participarão os professores Robson Zucolotto (Ufes) e Plínio de Arruda Sampaio Jr (Unicamp). A mediação ficará por conta da professora Fernanda Binatti Chiote (Ufes).

A discussão será realizada em um momento bastante oportuno. Recentemente, as/os estudantes se mobilizaram e chegaram a ocupar a Reitoria reivindicando condições básicas de permanência. A mobilização começou com a luta por políticas de alimentação, contra a precarização no Restaurante Universitário (RU) e a crescente exclusão de alunas/os que não têm condições de pagar pelas refeições e não são enquadradas/os nas políticas de isenção atuais.

Se os cortes de verbas e o desfinanciamento dos serviços públicos impactam diretamente no funcionamento da Universidade, de forma mais ampla, é necessário que se compreenda essa retração na conjuntura do “Novo Arcabouço Fiscal”, que não traz mudanças de conteúdo do teto de gastos estabelecido pela EC-95.

Agende-se e participe desta importante discussão!

O debate é promovido pelos Grupos de Trabalho Política de Formação Sindical e Política Educacional (GTPFS/GTPE), em articulação com a diretoria da Adufes.

 

Adufes