Instalado o Comitê Estadual pela revogação do Novo Ensino Médio

Ocorreu nesta sexta-feira, 26, o Aulão Público e a instalação do Comitê Estadual pela revogação do Novo Ensino Médio, no Centro de Educação da Ufes, promovido pela Campanha Nacional pelo Direito à Educação (CNDE). A Adufes apoiou e participou da atividade. Participaram da mesa Daniel Cara, coordenador da CNDE, e Eliza Bartolozi, docente do CE.

O diretor Edson Cardoso e as diretoras Jacyara Paiva e Junia Zaidan representaram o sindicato. “O Novo Ensino Médio é mais um ataque frontal à educação pública de qualidade, pois amplia as desigualdades em termos de acesso ao conhecimento, uma vez que, para o avanço ultraliberal, é necessário destituir a população do direito à educação, tratando-a como serviço e, assim, uma oportunidade de negócios no campo educacional público para o grande capital nacional e internacional”, avalia sobre o Novo Ensino Médio a presidenta da Adufes, Junia Zaidan.

O diretor Edson Cardoso destaca que a instalação do Comitê auxiliará na organização local.

“A instalação do Comitê Estadual pela Revogação do Ensino Médio cumpre o papel de organizar, localmente, uma luta que já está em curso, seja por meio de pesquisas que nosso Centro de Educação realiza, seja dos movimentos sindical, estudantil e sociais”, afirma Edson.

Para o diretor do Centro de Educação da Ufes, professor Reginaldo Célio Sobrinho, a instalação do Comitê Estadual é uma forma de reafirmar a revogação do Novo Ensino Médio. “O Centro de Educação tem se constituído como espaço de produção de conhecimento com participação política intensa em nosso estado e nacionalmente. A instalação deste comitê estadual, neste dia, evidencia e reafirma o posicionamento político crítico e propositivo no movimento nacional pela revogação do Novo Ensino Médio. Nesse processo tem lugar destacado, a parceria com a ‘Campanha Nacional pelo direito à educação’ e forte atuação de pesquisadores/as que se dedicam às temáticas do campo do ensino médio”, avalia o diretor do Centro.

Reginaldo também agradeceu a participação especial do NEPE (Núcleo de Estudos e Pesquisas sobre a Educação Básica).

Luta contra o EaD em cursos presenciais

Durante o evento, a diretoria da Adufes fez panfletagem, distribuindo adesivos contra a implementação de EaD nos cursos presenciais da Ufes, luta que tem sido travada por docentes e estudantes desde 2022, quando a discussão avançou na universidade, em eventos organizados pela Prograd.

Adufes