Assembleia Geral elege comissão eleitoral da Adufes, aprova Relatório de Gestão e referenda Carta Aberta às chapas que disputam a Reitoria

Assembleia contou, ainda, com retorno da base sobre o Relatório de Gestão

A Adufes realizou nesta terça-feira, 10 de outubro, uma Assembleia Geral (AG) e as/os presentes elegeram a comissão eleitoral que organizará as eleições para a nova diretoria do Sindicato e para o novo Conselho de Representantes (Biênio 2024-2025) que acontecerão ainda em 2023. Foram eleitas/os: Andrea Grijó, Edivaldo Bortolotti, Inês Ramos (titulares), e Andre Almeida (suplente). As/Os colegas docentes foram aplaudidos pela plenária por se disponibilizarem a trabalhar em um processo que é fundamental para a categoria.

Além disso, a AG aprovou o Relatório da Gestão e o Parecer do Conselho Fiscal, que por sua vez recomendou a aprovação das contas da gestão sem ressalvas. A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, ressalta que a Assembleia Geral, além de tomar decisões fundamentais, foi muito importante para que a diretoria tivesse um retorno da base com relação ao Relatório de Gestão apresentado com dias de antecedência.

“A gente avalia que o retorno da base teve uma grande importância, com falas de diversas/os docentes, culminando na aprovação por unanimidade do Relatório de Gestão. As/Os colegas fizeram apontamentos sobre as frentes de luta promovidas por esta diretoria e demonstraram concordância acerca da importância de que elas tenham continuidade como políticas institucionais do Sindicato”, lembrou.

Carta Aberta às chapas que disputam a Reitoria

A Assembleia Geral referendou, ainda, a Carta Aberta da Adufes às chapas que disputam a Reitoria da Ufes (Quadriênio 2024 a 2028), elaborada pela Diretoria da Adufes e publicizada nos canais do Sindicato antes da realização da AG. Entre as temáticas estão: propostas para enfrentar o adoecimento da categoria docente e para o combate ao assédio moral e sexual; posição sobre o quadro de defasagem salarial; construção de autonomia e independência com relação ao Governo Federal; como pretendem tratar da Resolução 60/92; a falta de docentes na Ufes; novas vagas para concursos e transparência na divisão dessas vagas dentro da Instituição, e transparência na gestão financeira; entre outros pontos.

A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, ressaltou que os projetos de Universidade em disputa nas eleições para a Reitoria são considerados pela Adufes a partir dos princípios que o Andes-SN estabelece no seu Plano de Lutas. A Universidade constituiu uma Comissão Eleitoral que tem a participação da Adufes. As/Os Representantes eleitas/os pelo Conselho de Representantes do Sindicato foram o professor Thiago Bueno, do CCE (titular), e a professora Silvanete Gonçalves, do CE (suplente).

“Também foi fundamental que a categoria tenha referendado, por unanimidade, a Carta Aberta (às chapas que disputam a Reitoria da Ufes). Isso demonstra que a decisão da diretoria de elaborar o documento foi certeira com relação aos pontos levantados”, concluiu Junia Zaidan.

Fotos: Anderson Cacilhas.

Adufes