Na sexta-feira e sábado, dias 29 e 30 de setembro, a Adufes esteve presente em Brasília para participar do IV Encontro Nacional do ANDES-SN sobre Carreira EBTT e Ensino Básico das Instituições Estaduais (IEES) e Municipais do Ensino Superior (IMES).
A Adufes garantiu a participação de professoras do Colégio de Aplicação (CAp) da Ufes – CAp Criarte – no encontro, fortalecendo as reivindicações que vem fazendo à Ufes (e ao Centro de Educação) por isonomia entre as carreiras do magistério superior e EBTT. O sindicato foi representado pela diretora Luciana Soares. Participaram as docentes Elis Beatriz de Lima Falcão, Larissa Ferreira Rodrigues Gomes, Alessandra Martins Constantino Cypriano e Fabíola Alves Coutinho Gava. Clique aqui e confira as avaliações das docentes sobre a atividade.
“O IV Encontro Nacional do ANDES-SN evidenciou os muitos desafios que precisamos enfrentar. Muitas questões foram pautadas, como a importância de nos aproximarmos das lutas coletivas e fazermos frente às ondas conservadoras e aos ataques ao serviço público, o necessário fortalecimento de debates antirracistas como estratégias de luta, a afirmação constante de concepções históricas da nossa entidade que se expressam na defesa da carreira única”, avaliou a diretora da Adufes Luciana Soares, docente do CAP-Criarte.
A luta conjunta da Educação Básica, Técnica e Tecnológica e do Magistério Superior foi reafirmada ante à lógica de retirada de direitos e a defesa da Carreira Única como estratégia de luta de luta e organização. A importância da articulação entre ensino, pesquisa e extensão também no EBTT e no Ensino Básico das IEES/IMES, a luta contra o Novo Ensino Médio e contra todas as formas de opressão foram alguns dos temas debatidos nos dois dias de atividades.
Durante o encontro, também ganhou cena a necessária afirmação dos colégios de aplicação. “Fortalecer os Colégios de Aplicação é também valorizar a categoria docente e, na Ufes, professores do magistério superior e professores do EBTT”, frisou Luciana.
A luta EBTT é luta do Andes-SN! A luta EBTT é luta da Adufes!
Assista e saiba mais:
Adufes