Nova assembleia será convocada em breve para definir a delegação da Adufes ao 42º Congresso do ANDES-SN

O evento será realizado de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024 (segunda a sexta-feira), em Fortaleza (CE), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC)

A assembleia convocada para essa terça-feira, 22, para eleger delegados/as para o 42º Congresso do ANDES-SN não obteve quórum e, por isso, a definição foi adiada.

“Uma nova assembleia será convocada em breve e divulgada nos veículos de comunicação da Adufes, para elegermos a delegação ao Congresso. Contamos com a participação da categoria”, informou a presidenta da Adufes, Junia Zaidan.

O 42º Congresso do ANDES-SN será realizado de 26 de fevereiro a 1º de março de 2024 (segunda a sexta-feira), em Fortaleza (CE), sob a organização da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Ceará (ADUFC). A atividade terá como tema central: “Reverter as contrarreformas, em defesa da educação, dos serviços públicos, das liberdades democráticas e direitos sociais”.

Campanha salarial
Durante a atividade, a professora e secretária-geral da Adufes, Aline Bregonci, e o professor Rafael Bellan fizeram intervenções sobre a conjuntura, incluindo a campanha salarial, e analisaram o andamento da negociação com o governo.

Para os dois, a postura do governo tem sido frustrante, com “muito blá blá blá e nada de propostas concretas”. Segundo eles, na reunião do dia 16 de novembro não houve avanços e a “promessa” agora é para o dia 15 de dezembro, quando está prevista uma nova reunião.

Eles alertaram ainda para o perigo da PEC 32 (reforma administrativa), que ataca e desmonta o serviço público, e que está tramitando no congresso. Aline lembrou que a aprovação da PEC 32 tem sido instrumentalizada como moeda de troca para a concessão do reajuste aos servidores públicos federais.

Diante desses cenários, eles reforçaram a necessidade de mobilização e luta da categoria para pressionar o governo e o congresso, além de colocar no horizonte a construção da greve.

Eleições para Adufes e CR no dia 29 de novembro!
Na atividade também foram dados informes sobre atividades da Adufes. A secretária-geral do sindicato, Aline Bregonci, informou sobre as eleições em curso, para a diretoria e o Conselho de Representantes (CR) da Adufes. A votação ocorrerá de forma presencial, por meio de urnas eletrônicas, no dia 29 de novembro, quarta-feira, das 8 às 20 horas, em 13 seções eleitorais. A Chapa 1 – “Adufes Atenta e Forte” está inscrita para participar do pleito.

Clique aqui e confira os locais de votação, o vídeo com o debate com a Chapa 1 e outras informações sobre o pleito.

Ailton Krenak e Virgínia Fontes na Adufes
A presidenta da Adufes, Junia Zaidan, destacou duas importantes atividades que serão realizadas pela Adufes nas próximas semanas: no dia 1 de dezembro, o líder indígena, ambientalista, escritor e membro da Academia Brasileira de Letras, Ailton Krenak, estará na Adufes para a Conferência “Futuro Ancestral”. A atividade terá início às 18h e ocorrerá em frente à sede do sindicato, em Goiabeiras. 

A Conferência é uma realização da Adufes, com organização do projeto Narradores da Maré e diversos apoiadores. A atividade é aberta à comunidade universitária e ao público em geral e não será necessário fazer inscrição.

No dia 13 de dezembro, será a vez da Adufes receber a historiadora, professora da Universidade Federal Fluminense (UFF) e escritora, Virgínia Fontes. Em breve mais informações.

Junia também destacou a realização da campanha #vidadedervidor. Idealizada pela Adufes, a campanha conta com o apoio de outros sindicatos na luta contra a reforma administrativa (PEC 32). Clique aqui e confira a campanha nas redes sociais! 

A presidenta informou que os dados sobre a campanha, seu alcance nas redes sociais e mais informações estão disponíveis no site da Adufes. Clique aqui e confira!

 

Adufes