Data marca o Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres
Neste 25 de novembro, Dia Internacional pela Eliminação da Violência Contra as Mulheres, não há muito o que se comemorar. É preciso reforçar a luta contra todas as formas de violência. Isso porque os dados mais recentes do Anuário Brasileiro de Segurança Pública 2023 apontam para o crescimento de 6,1% dos índices de feminicídio.
O feminicídio é a culminância de múltiplas formas de violência que vão desde o silenciamento, o apagamento, abuso financeiro, intimidação, ameaças e calúnias contra mulheres em espaços políticos, o controle sobre o corpo, as roupas, o estupro, entre outras formas de violência que se intercalam e que gradativamente se intensificam nas relações sociais, podendo chegar ao feminicídio.
É preciso avançar na luta, na prevenção e no acolhimento à mulher em situação de violência. O 180 é o contato para registro e encaminhamentos de denúncias de violência contra a mulher. O Ligue 180 presta uma escuta e acolhida qualificada para estes casos. Denuncie!
Debate
Na segunda-feira, 27, a Adufes, o Fórum de Mulheres do Espírito Santo (FOMES) e o Grupo de Estudos e Pesquisa em Populações Pesqueiras e Desenvolvimento no ES (GEPPEDES) realizarão um debate ao vivo sobre o marco de 1 ano do atentado nazifascista a duas escolas de Aracruz-ES, que vitimou fatalmente quatro mulheres: Selena, Penha, Flávia e Cibelly. A transmissão será pelo canal da Adufes no YouTube. Clique e assista!
Basta de violência!
Adufes