Documento técnico revela perdas salariais com a inflação e reajustes necessários no Serviço Público Federal

Adufes convocou assembleia geral na próxima quarta-feira, 24 de janeiro, para tratar da campanha salarial 2024

O Fórum das Entidades Nacionais dos Servidores Públicos Federais (Fonasefe) encomendou ao Departamento Intersindical de Estatística e Estudos Socioeconômicos (Dieese) o Documento Técnico para subsidiar a resposta à contrapartida do Governo Federal na negociação com as categorias do Serviço Público Federal. No documento estão detalhadas as perdas coma inflação dos blocos de servidoras/es e os reajustes necessários para a recomposição do poder aquisitivo das/dos trabalhadoras/es.

Clique aqui e confira o documento do Dieese.

A Adufes convocou toda a sua base sindicalizada para uma assembleia geral na próxima quarta-feira, 24 de janeiro, às 15 horas, na sede do Sindicato, no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória-ES, para debater a campanha Salarial 2024 que no momento conta com uma proposta de Reajuste Zero, com aumento apenas no valor de benefícios, por parte do Governo Federal.

A rodada de Assembleias foi indicada pelo Andes-SN na circular n°21/2024, precedendo a reunião do Setor das Federais, que acontecerá em Brasília no dia 27 de janeiro. A próxima reunião com o governo está agendada para o dia 2 de fevereiro.

O calendário ditado pelo Governo Federal é desmobilizador, uma vez que a última reunião aconteceu no dia 18 de dezembro de 2023 e todo o processo passou a se desenrolar durante as férias, sem que fosse oferecida à categoria uma proposta de reajuste salarial que inclua aposentadas/os, excluídas/os de aumentos oferecidos em auxílios.

Afronta e falta de isonomia

É importante ressaltar que outras categorias do serviço público conseguiram negociar reajustes separadamente, como as/os policiais federais, uma afronta a outros segmentos, como o de docentes. Além disso, os aumentos propostos nos auxílios para quem trabalha no Executivo não farão com que eles alcancem os valores concedidos ao Legislativo e ao Judiciário, mantendo a falta de isonomia entre as/os servidoras/es dos três poderes.

Dia 24 de janeiro, quando acontece a assembleia, é Dia da/o Aposentada/o, justamente o segmento que está sendo mais prejudicado com esta proposta do Governo Federal.

O documento do Dieese orienta, ao seu final, “que seja registrado em Acordo que o governo se compromete a abrir uma negociação com a representação dos Servidores para tratar das Perdas Salariais históricas verificadas a partir de julho de 2010”.

Adufes