Cerca de 50 pessoas integram o grupo capixaba, que irá participar do Encontro Nacional de Educação (ENE).
Uma caravana composta por docentes, técnicos e estudantes da Ufes e do Ifes saiu do Teatro Universitário – campus de Goiabeiras – , no início da tarde desta quarta-feira (15), rumo ao II Encontro Nacional de Educação. O ENE ocorrerá entre os dias 16 e 18 de junho, em Brasília.
Sob o tema “Por um projeto classista e democrático de educação”, o espaço pretende debater e articular as lutas em defesa da educação pública, gratuita, laica, socialmente referenciada e de qualidade. O II ENE será realizado em meio a um cenário de aprofundamento da precarização das condições de trabalho e infraestrutura, assim como do avanço da privatização, desde as escolas da rede básica até as instituições de ensino superior.
Para o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, entre os debates que permearão o encontro estão os assuntos sobre o sucateamento, a privatização da educação pública e os diversos ataques contra o setor. Segundo ele, os participantes também irão discutir a continuidade da luta em defesa dessa educação pública. “Se no encontro anterior o foco foi a luta contra o PNE (Plano Nacional de Educação), neste vamos avançar na construção de um Plano Nacional de Educação classista e democrático”, destacou Rocha.
Pré-ENE. Em todo país, foram realizados atividades preparatórias ao Encontro Nacional de Educação. No ES, o encontro preparatório ocorreu em duas etapas: a primeira nos dias 17 e 18 de maio, e a segunda no dia 8 de junho, ambas na Ufes, no campus de Goiabeiras. Em cada etapa, houve debate de três eixos do ENE, seguidos de Grupos de Trabalho (GT).
Fonte: Adufes