Greve de docentes e de técnicas/os administrativos continua na Ufes

Apesar da Ufes tentar “decretar” o fim da greve por meio de comunicado de retorno às atividades, movimento grevista está em curso e quem decide sobre greve são as categorias

Ao contrário do que a Administração Central da Ufes noticiou por meio de uma nota em seu site nesta segunda-feira, 22 de abril, as atividades acadêmicas e administrativas no campus de Goiabeiras NÃO foram retomadas. Há uma greve em curso e não houve nenhuma deliberação das categorias sobre o retorno ao trabalho.

É preciso lembrar que quem decide sobre greve é a categoria de trabalhadoras/es e não gestoras/es. Docentes e técnicas/os em educação estão respaldadas/os por suas entidades representativas legítimas, Adufes e Sintufes, para decidirem sobre a adesão à greve, que está em curso.

Além disso, o funcionamento dos Restaurantes Universitários (RUs) dos campi de Goiabeiras e de Maruípe nunca foi interrompido pelo movimento grevista. O fechamento, ocorrido duas vezes na semana anterior, foi uma decisão da Universidade.

Por fim, esperamos que a Administração Central da Ufes coloque em prática o discurso que têm feito de respeito ao movimento, o que têm sido contraditório frente às suas ações e mesmo aos seus próprios comunicados. Isso resulta em desinformação que acaba por confundir as pessoas, como ocorre com esse anúncio de retorno às atividades, assim como em incitação de grupos da comunidade universitária contra as/os grevistas.

Adufes e Sintufes

 

Adufes