Laranjaço: docentes e estudantes fazem panfletagem em defesa da Educação, em São Mateus. Não ficaremos com o bagaço da laranja!

Ato de greve em São Mateus!

Nessa quinta-feira, 25, docentes e estudantes da Ufes realizaram uma panfletagem junto à população, em São Mateus. O chamado “laranjaço” ocorreu no Centro do município.

A abordagem consistiu na entrega de panfletos e laranjas, como simbolismo à mensagem: não ficaremos com o bagaço da laranja! Isso porque outras carreiras foram priorizadas por parte do governo, e terão reajuste salarial em 2024, enquanto as/os trabalhadoras/es da Educação receberam a proposta de “reajuste” zero para 2024. Inaceitável!

As/Os participantes do ato também forneceram mais informações sobre a greve da educação federal e as reivindicações da categoria. Na ocasião, uma moto de som também participou da atividade, tocando a música “Bagaço da Laranja”, do cantor Zeca Pagodinho.

“Foi muito interessante a participação dos professores. Nossa reivindicação não é somente por salários, mas também pela melhoria nas condições de trabalho, temos uma pauta extensa. A recepção foi muito positiva e a atividade somou ainda mais força ao movimento grevista”, destacou Keli Simões, docente da Ufes.

A ação dos professores e estudantes foi destaque na imprensa local, como no jornal Tribuna do Cricaré.

Também nessa quinta-feira, a Adufes realizou uma Assembleia Geral no campus de Goiabeiras, em Vitória. Nela, a categoria rejeitou a nova proposta apresentada pelo governo federal, após o início da greve, que manteve o “reajuste” zero para 2024. Dessa forma, o movimento paredista continua!

Adufes