Suspensão do Calendário será pautada na próxima sessão do Cepe, no dia 20 de maio

 

A medida foi solicitada formalmente pela Adufes por meio de ofício (documento avulso n°: 23068.024477/2024-87) e, dessa forma, não configura uma iniciativa da Administração Central sobre a greve, mas do Comando Local de Greve (CLG) e do próprio movimento docente

Foi realizada nesta terça-feira, 14, na Reitoria uma reunião da Comissão de Interlocução entre a Administração Central e o Comando de Greve Docente da Ufes. Houve mudanças na composição do grupo, com troca na representação da Reitoria, o que foi uma solicitação do Comando. As/Os participantes discutiram pautas locais, e a suspensão do calendário acadêmico e de prazos como o de envio de avaliações de relatórios parciais de Iniciação Científica.

Sobre a suspensão do calendário, a pauta foi encaminhada para a Comissão de Ensino de Graduação e Extensão (Cege) do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), um dos órgãos superiores da Universidade. A questão será analisada para inclusão na sessão do Cepe que acontecerá no dia 20 de maio.

O Comando Local de Greve (CLG) das/dos docentes defende a suspensão do calendário acadêmico da Ufes, garantindo todas as atividades essenciais, por entender que essa é a melhor forma de resolver uma série de problemas que ocorrem em razão de chefias que insistem em cobrar tarefas e prazos, desrespeitando professoras/es que estão em greve. No dia 7 de maio a suspensão foi solicitada formalmente pela Adufes por meio de ofício (documento avulso n°: 23068.024477/2024-87) e, dessa forma, não configura uma iniciativa da Administração Central sobre a greve, mas do CLG.

A medida também garantirá os direitos de estudantes, uma vez que há um descompasso na realização das disciplinas dos diferentes cursos. Há cursos em que os próprios estudantes deliberaram pela adesão à greve.

Durante a reunião, o CLG ressaltou que seis universidades já suspenderam seus calendários e que em nenhuma delas houve suspensão de bolsas, auxílios e contratos. O cenário posto já é de comprometimento do calendário acadêmico, obrigando sua reformulação em algum momento.

Iniciação Científica

Com relação aos prazos de entrega da avaliação dos relatórios parciais da Iniciação Científica (IC), a Pró-reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG) se comprometeu a fazer um levantamento das avaliações não entregues em razão da greve para que seja avaliada uma solução para esses casos. A Adufes já havia pedido, também por meio de ofício no dia 7 de maio (processo digital n°: 23068.024796/2024-92), a prorrogação do prazo.

EBTT

Sobre o registro de ponto das professoras EBTTs (CAP Criarte) durante a greve, a Administração Central se comprometeu mais uma vez a fazer a orientação necessária para as docentes. Com relação à suspensão da obrigatoriedade do ponto, com isonomia relativa ao restante da categoria docente da Ufes, as/os representantes da Ufes informaram que aguardam a resposta de uma consulta feita à Advocacia Geral da União (AGU). No que diz respeito à solicitação feita na reunião do dia 6 de maio para uma resolução com urgência do direito à licença capacitação das professoras do CAP Criarte, a Administração Central da Ufes ainda não deu retorno.

Adufes