Mães, pais e responsáveis participantes do 43º Congresso do ANDES-SN, entre os dias 27 e 31 de janeiro, em Vitória (ES), contaram com Espaço Infantil para suas crianças enquanto discutiam sobre os rumos da categoria docente. Foram 13 crianças inscritas. Elas brincaram no espaço montado na sede da Adufes, que organizou as atividades, com direito a muita brincadeira, imersão na cultura capixaba e até passeios.
O projeto foi coordenado por Elis Beatriz de Lima Falcão e Lorrana Neves Nobre, do Colégio de Aplicação Criarte da Ufes. As crianças gostaram tanto que queriam que o congresso “durasse para sempre”. Bárbara Flores Ribeiro, 7 anos, do Rio de Janeiro, foi uma delas. Flora Ribeiro Duarte, 5 anos, do Pará; e Martina Pandolfi Pessanha, 5 anos, do Espírito Santo, concordaram. “Vai acabar hoje (31 de janeiro), mas devia continuar para sempre”, disse Bárbara.
Valmiene Farias, 2ª secretária da Associação dos Docentes da Universidade Federal do Amazonas (Adua Seção Sindical do ANDES-SN) levou a filha Joana Flor, 9 anos, e elogiou a proposta pedagógica. “Ela fez novas amizades e se sentiu acolhida num espaço seguro no qual foi possível brincar livremente. Com a proposta pedagógica, ela conheceu bastante a cultura capixaba. Fiz um passeio com ela pela cidade e ela me explicou quais eram os locais onde estávamos passando. E é muito bom que elas tenham contato com o mundo sindical e com a noção de luta coletiva”, disse Valmiene.
“Nós organizamos esse espaço com instrumentos, com uma casaca, pinturas de Angela Gomes, que retratam lugares importantes do estado, e outros materiais. Quando fomos visitar, por exemplo, o Projeto Tamar, do mirante existente no local as crianças viram a Terceira Ponte e o Convento da Penha e lembraram que eram construções que já tinham visto anteriormente no espaço montado pelo Congresso”, explicou Elis.
Houve visita também ao Manguezal de Vitória e ao Planetário da Ufes. As crianças puderam, ainda, tomar banho de piscina no Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) da Ufes, participar de uma festa do pijama, e visitar a Escola de Aplicação Criarte.
*Com informações do Andes-SN.
Adufes