O Núcleo sobre Processos de Trabalho e Produção de Saúde (NPTPS) da Adufes promoverá no dia 28 de maio, às 9 horas, no auditório do IC2, no CCHN (campus de Goiabeiras), a conferência “Trabalho e Saúde: Interpelações Contemporâneas no Contexto das Instituições de Ensino Superior Públicas”, com Daisy Cunha, professora do Programa de Pós-graduação em Conhecimento e Inclusão Social em Educação da Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG), editora da Revista Trabalho e Educação e doutora em Filosofia pela Aix-Marseille Université.
A convidada abordará o papel das/os docentes como agentes que sustentam a universidade pública, muitas vezes sob intensas pressões e adoecimentos invisibilizados. O tema será tratado em diálogo com a perspectiva do NPTPS sobre a importância de olhar para o trabalho como promotor de saúde, apostando em soluções coletivas.
A participação é aberta a qualquer docente, independentemente de filiação sindical, e o debate será uma oportunidade para a construção coletiva de caminhos para a transformação da realidade vivida no cotidiano acadêmico.
Na perspectiva do NPTPS, é preciso atenção para rotinas de trabalho que sufocam a criatividade e o pensamento crítico. Além disso, é necessário considerar que este problema não é de cada pessoa, não podendo ser tratado de maneira individualizante, com pirotecnias motivacionais ou soluções “resilientes”.
É hora de discutir, coletivamente e com seriedade, as condições do trabalho docente. Precisamos transformar o ambiente universitário, e não responsabilizar quem faz a universidade acontecer. Precisamos transformar o ambiente universitário, ao invés de responsabilizar quem ajuda a universidade acontecer. Por isso você está convidada/o a participar, a falar da sua experiência, dos seus anseios e construir com as/os colegas caminhos para algo diferente.
Apareça no auditório do IC2 no dia 28 de maio, às 9 horas!
Não é preciso fazer inscrição! Só vem!
Adufes