Adufes repudia violência aos docentes da UFMG

A Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espírito Santo/Adufes Seção Sindical do ANDES – Sindicato Nacional -, repudia veemente mais um ato truculento contra trabalhadoras e trabalhadores docentes nas Universidades Públicas brasileiras, sob a alegação protocolar de estar promovendo investigações sobre supostas irregularidades em projetos acadêmicos.

Infelizmente se alastra pelo país, a intervenção militar e da polícia federal nos campi universitários, acatando ordens judiciais que ferem a dignidade humana. A condução coercitiva de gestores e docentes da UFMG, “em uma operação que apura supostos desvios na construção do Memorial da Anistia” que tem como uma de suas finalidades preservar a memória da ditadura civil-militar no Brasil, foi realizada com um aparato de dezenas de policiais e expressa uma tendência de intimidar ações de projetos progressistas, que se colocam ao lado da liberdade de classe trabalhadora.

Não nos omitiremos, nem deixaremos de denunciar publicamente, atos e ações policialescas como as ocorridas na UFMG que, são estrategicamente midiatizadas e constituem instrumentos de pressão contra a universidade pública brasileira. Esse atos têm intencionalidade reacionária e pretendem ainda intimidar movimentos que se organizam para reivindicar condições elementares para a sobrevivência material e cultural da humanidade.

Nosso total repúdio contra a ação da polícia federal, a mando da justiça, na UFMG.

Vitória, 07 de dezembro de 2017.

Associação dos Docentes da Universidade Federal do Espirito Santo – ADUFES