Dando início aos preparativos para o Dia Nacional de Paralisação, convocado pelas centrais sindicais para 30 de agosto, representantes das entidades que compõe o Fórum Nacional dos Servidores Públicos Federais (SPF) se reuniram nesta terça-feira (6) para definir estratégias de mobilização e unificação das lutas.
Segundo Almir Menzes Filho, 2º tesoureiro do ANDES-SN, as entidades presentes avaliaram como positivas as atividades realizadas no dia 11 de julho, primeira data de mobilização nacional proposta conjuntamente pelas centrais sindicais, e que é necessário fortalecer os Fóruns Estaduais dos SPF, para que sejam organizadas localmente as paralisações do dia 30, em cima da pauta unificada pelas centrais.
“Avaliamos o dia 11 de julho como uma demonstração clara da crescente insatisfação dos trabalhadores com as políticas dos governos e também da disposição para a mobilização e o enfrentamento. Agora temos que jogar peso na organização do dia 30, que será um marco na nossa luta daqui pra frente”, comentou Menezes Filho, que esteve na reunião acompanhado do 3º vice-presidente do ANDES-SN, Paulo Figueiredo, e do 1º vice-presidente da Regional Norte II, José Queiroz Carneiro.
Como ferramenta de mobilização, será disponibilizado nas redes sociais e sites das entidades do Fórum, um cartaz unificado dos SPF, convocando a adesão à paralisação no dia 30 de agosto. Além das atividades nos estados, está prevista também a realização de um ato em Brasília (DF).
Entre outros encaminhamentos, os representantes dos Servidores Federais também definiram reforçar a cobrança junto ao governo para a abertura imediata de negociação da pauta geral dos SPF, já apresentada ao Executivo no início do ano, e apontaram o dia 15 de setembro como provável data para a plenária nacional do Fórum, composto por 28 entidades e 3 centrais sindicais.