Nota de esclarecimento: Assembleia de Regimento da Adufes é cancelada

A diretoria da Adufes comunica o cancelamento da Assembleia Geral Extraordinária convocada para esta sexta-feira, às 21h30, no Clube Álvares Cabral, em Vitória,  para apreciação de mudanças no Regimento deste Sindicato.

A atual gestão aproveita para esclarecer que tal convocação não é ilegal nem incompatível com a data festiva, uma vez que ação semelhante ocorreu, pelo menos, em outras ocasiões festivas e, em nenhum momento, as comemorações foram prejudicadas. A plenária seria realizada em ambiente diferente do salão de festa do Clube Álvares Cabral e o processo de participação voluntário e democrático, assim como ocorre em todos os espaços do sindicato.

Portanto, não há nada de “estranho” na convocação. E, para garantir que não haja dúvidas sobre o procedimento, a atual diretoria decidiu adiar a plenária e espera que os/as colegas que se mostram tão preocupados com a forma de discussão estejam presentes na próxima Assembleia Geral a ser convocada para este fim.

Importante esclarecer também que a proposta de mudança no Regimento tem parecer da Assessoria Jurídica (AJN) do Sindicato Nacional (ANDES-SN) e o documento, quando aprovado, terá validade a partir da apreciação pelo Congresso do ANDES-SN, que acontece em janeiro ou fevereiro de cada ano. 

A luta da atual diretoria em mudar o Regimento visa principalmente garantir o direito dos/as professores/as do interior de votar e ser votado e de participar de forma mais ampla e democrática das decisões, sem precisar se deslocar até Vitória para ter seus direitos garantidos em Assembleias na sede do Sindicato.

É válido destacar também que as propostas de mudança no Regimento chegaram a ser discutidas em diversos momentos com a categoria, portanto não é um assunto novo. Nos últimos anos foram realizados debates, reuniões, assembleias, e comissões foram formadas com o objetivo de esmiuçar o documento, o que culminou com sugestões ao Regimento original.

Sendo assim, conclamamos a categoria a se envolver nesse debate que objetiva, dentre outros pontos, garantir que a categoria se organize em subsede em cada município onde exista campus da Ufes e possa inclusive realizar assembleias independentes das de Vitória. A atual gestão deste sindicato mantém o compromisso com os professores do interior e lamenta, inclusive, o uso eleitoral por parte de alguns/as em relação a um tema tão urgente.

Diante do contexto de ataques aos docentes, à universidade e ao direito de organização sindical é importante o envolvimento e participação política de todos/as os docentes no processo de luta do Sindicato.  Em tempo, esperamos contar com o comparecimento dos professores e professoras na próxima plenária.

Em vídeo, presidente da  Adufes fala sobre as razões do cancelamento da Plenária

A Diretoria