Comissão da Verdade do ANDES-SN promoverá a atividade nas regiões Sul-Sudeste, Norte e Nordeste, que contribuirão para as discussões no Seminário Nacional, marcado para dezembro deste ano
Para dar continuidade às ações da Comissão da Verdade do ANDES-SN, instituída no 32º Congresso do Sindicato Nacional, três encontros regionais serão realizados com objetivo de debater a relação da ditadura empresarial-militar com a realidade histórica das diferentes regiões do Brasil. Dessa forma, os encontros irão fomentar e preparar discussões que serão abordadas no Seminário Nacional da Comissão da Verdade, marcado de 5 a 7 de dezembro.
No Sudeste, o debate será centrado na repressão do movimento sindical e dos movimentos populares de contestação ao regime, na época do regime ditatorial. Já no Nordeste, o foco será as oligarquias e a repressão aos movimentos rurais. Por fim, a relação do projeto estratégico na Amazônia para a dominação do Brasil e a ditadura empresarial-militar é o tema a ser abordado no encontro regional do Norte.
“Nossa finalidade é tornar a questão mais viva, em termos regionais e locais, e agregar mais entidades pelo Brasil afora. Por isso vamos fazer encontros preparatórios com temáticas, ou subtemas, que correspondam às realidades locais daquela época. No encontro Sul-Sudeste serão abordadas as lutas urbanas; no Nordeste, as lutas rurais; e no Norte, as ações na Amazônia”, aponta o secretário-geral do ANDES-SN e membro titular da Comissão, Márcio Antônio de Oliveira.
O Sindicato Nacional objetiva construir os encontros preparatórios de forma articulada com outras entidades da educação, sindicatos, movimentos sociais e movimento pela revisão da Lei da Anistia. A participação das Seções Sindicais é crucial para o desenvolvimento dos trabalhos. O espaço é aberto a todos os interessados, independentemente de sua região geográfica.
Seminário Nacional
O tema central do Seminário Nacional da Comissão da Verdade será “Professores, Educação e Juventude”, tendo como referências o Marco da Memória a partir do Cotidiano, a Luta pela Revisão da Lei da Anistia e a Responsabilização dos Autores da tortura e outros crimes de lesa-humanidade nos anos da ditadura empresarial-militar.
Investigar, no sentido de buscar conhecer, recuperar, reconstruir a memória da época da ditadura empresarial-militar, principalmente no que diz respeito às perseguições, torturas, mortes, desaparecimentos de docentes, e pautar a responsabilização dos autores diretos e mandantes dos crimes, ou seja, lutar por justiça, é um dos principais intuitos do desenvolvimento dos trabalhos da Comissão da Verdade do ANDES-SN.
Confira as datas dos encontros preparatórios:
De 12 a 14 de setembro – Encontro Sul-Sudeste
De 17 a 19 de outubro – Encontro Nordeste
De 7 a 9 de novembro – Encontro Norte