A estabilidade dos servidores públicos serve justamente para evitar que eles estejam sujeitos a esse tipo de intromissão e manipulação dos políticos que hoje esbarram na autonomia dos trabalhadores que atuam no serviço público. Servidores trabalham para o bem da sociedade brasileira e não para governantes passageiros, alguns deles autoritários e capazes de ações que colocam em risco a vida das pessoas, como nesse caso da cloroquina, em que o Governo Federal tentou mudar a bula do medicamento para mentir sobre seus efeitos e sua ineficácia comprovada cientificamente contra a Covid-19. E como é o caso de toda a gestão da pandemia no Brasil que não prioriza a vida, negando a ciência e empurrando mais de 430 mil brasileiras e brasileiros para a morte.
E estabilidade não significa que servidores públicos não podem ser demitidos. Isso é mentira! Uma das grandes fake news que se espalhou. Existe um estágio probatório de 3 anos antes que servidores adquiram estabilidade. E mesmo depois disso, eles podem ser demitidos por faltas graves como corrupção, faltas ao serviço, incompetência, entre outras razões.
Essas mentiras são espalhadas por quem defende o fim da estabilidade por meio da Reforma Administrativa, o que abre espaço, por exemplo, para a generalização da prática de corrupção das chamadas “rachadinhas”, com desvio de dinheiro público. Maus políticos poderão colocar seus aliados para ocupar cargos sem concurso. Essas pessoas terão que aceitar manipulações para não perderem seus empregos e as decisões não serão profissionais, fazendo com que o serviço público pare de atender ao interesse da sociedade e do desenvolvimento do país para beneficiar poucas pessoas.
Procure informações confiáveis e sem manipulações!
Diga não à Reforma Administrativa!
Adufes