ATO pelo FORA BOLSONARO sairá da Ufes às 15h. Categoria também elegeu delegação para o 12º CONAD extraordinário.
A partir da convocação das centrais, fóruns e movimentos populares e estudantis para a agenda nacional de luta, a Assembleia Geral da Adufes decidiu na tarde dessa terça-feira (25), com 21 votos favoráveis, 20 contrários e 3 abstenções, pela “participação em atos de massa (marcha, passeata etc.)”. O atual estágio da pandemia foi tema de amplo debate com a deliberação final de adesão da categoria a mobilizações de massa na fase atual da pandemia, como o ato do dia 29 de maio contra a Reforma Administrativa, por vacinação, entre outras pautas. Em Vitória, a concentração será em frente ao Teatro Universitário, no campus de Goiabeiras/Ufes, às 15h.
O calendário de luta contra o governo de destruição do genocida Jair Bolsonaro iniciou-se hoje, em Brasília, com manifestação das centrais, federações e movimentos populares . Há outras datas sendo construídas, reivindicando auxílio emergencial de no mínimo R$ 600, em defesa do SUS (Sistema Único de Saúde), da educação e dos serviços públicos.
Durante a plenária da Adufes, foram dados informes sobre o Ato desta quinta-feira (hoje,26 de maio) “Queremos vacina no braço e comida no prato!” que conta com ações simbólicas em Brasília, Porto Alegre, Florianópolis, Curitiba, São Paulo, Rio de Janeiro, Belo Horizonte, Salvador, Recife, Fortaleza Belém e Campo Grande. A mobilização dá sequência – assim como o 29M – às atividades de luta do último dia 13 (que contou com lives e assembleias das/os trabalhadoras/es do serviço público no ES) e do 19M Dia Nacional de Luta “A Educação precisa resistir”.
Divergências. A convocação de um ato de rua (29M) em Vitória, com saída da Ufes, na atual fase da pandemia provocou longo debate na plenária da Adufes. As ponderações das/dos docentes se deram em torno dos riscos da aglomeração, por um lado e, por outro, da necessidade de ocupar as ruas. A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, informou que os organizadores do ato pedem às/aos participantes que respeitem as medidas de segurança. “Será priorizado o uso de máscara muito filtrante e com forte vedação e a orientação é que as pessoas mantenham distanciamento durante o ato”, disse, ressaltando a importância da participação com responsabilidade e segurança.
Relembre aqui as orientações sanitárias para minimizar risco de contágio durante o ato.
Eleição delegação Conad. Em observância à resolução aprovada no 11º Conad Extraordinário, realizado nos dias 27 de março e 3 de abril deste ano, o Andes-SN (Sindicato Nacional) convoca o 12º Conad Extraordinário, a ser realizado de forma virtual, nos dias 2, 3 e 10 de julho, com o tema “Em defesa da vida, da educação pública e dos serviços públicos: resistir é preciso!”. A Secretária Geral da Adufes, professora Junia Zaidan, foi eleita para representar a categoria no evento e os professores Marcelo Barreira e Raphael Furtado, como observadores.
Contribuições da categoria ao Caderno de Textos poderão ser enviadas diretamente ao Andes-SN até 17 de junho, pelo email secretaria@andes.org.br. e Os temas devem ater-se à Conjuntura, Questões Organizativas e Financeiras do Andes-SN e ao Plano de Lutas dos Setores.
Adufes