Mapas e dados

Coronavírus em tempo real: no site você poderá acompanhar informações sobre a Covid-19

A contagem de casos do Coronavírus no mundo, no Brasil e no ES; o mapa que chama a atenção para redes de solidariedade nas favelas e periferias; as ações nas mais variadas frentes desenvolvidas pela comunidade acadêmica da Ufes desde março e outras informações estão disponíveis aqui.

Considerando a relevância do tema e a necessidade de facilitar o acesso a todas as informações, o sindicato reservou o menu “Coronavírus” no site para dar visibilidade ao tema.

Tempo Real. Para facilitar o acompanhamento da propagação, taxas de letalidade e dar um panorama rápido da situação da pandemia, a Adufes disponibiliza três mapas.

O primeiro traz a contagem de casos de Covid-19 no mundo, o Covid Visualizer.

Os painéis seguintes trazem a evolução da doença no Brasil e no Espírito Santo. Os dados são coletados a partir de fontes oficiais do Ministério da Saúde  e Governo do Espírito Santo, respectivamente. No sistema de consulta do ES, é possível conferir ainda o número de notificações, casos confirmados, em investigação, pacientes curados, óbitos e testados pelo exame “RT-PCR em tempo real”. Pode-se também checar a situação por municípios, por bairros e por região de saúde, faixa etária, sexo e comorbidades.

#MapaCoronaNasPeriferias. Na sequência está o mapa da solidariedade e mobilização, uma ação conjunta do Instituto Marielle Franco, do portal Favela em Pauta e do Twitter Brasil. O site dá ao usuário a possibilidade de selecionar uma iniciativa periférica próxima de sua casa para efetivar algum tipo de apoio, como envio de produtos de higiene e alimentos e doação em dinheiro.  Ao acessar o #MapaCoronaNasPeriferias, a/o internauta confere os locais já cadastrados e as informações sobre como apoiar; além de poder divulgar a sua ação em mais de uma favela ou periferia, bastando para isso preencher um cadastro para que a iniciativa possa aparecer em até 24 horas no mapa.

Tabela Covid-19 – O contágio pelo novo Coronavírus só aumenta e a ausência de políticas públicas efetivas coloca cotidianamente em risco a vida da população socialmente vulnerável. E em todo o Brasil, a despeito dos cortes e do projeto de destruição do serviço público de Bolsonaro e da desqualificação das universidades, pesquisadoras/es, professoras/es, estudantes e técnicos seguem produzindo equipamentos para hospitais, testes de detecção da Covid-19, articulando doações para famílias de baixa renda, entre outras iniciativas.

Esses esforços podem ser conhecidos através de uma tabela, atualizada periodicamente. Caso você faça parte de algum projeto ou esteja participando de alguma ação, envie e-mail para coronavirusadufes@gmail.com e nos ajude a manter os dados atualizados.

Lutas e Ações de solidariedade. A Adufes, como representante das/os docentes também tem atuado na realização e apoio de ações de solidariedade na Grande Vitória e no interior do estado.

Já foram três etapas de doações realizadas pelo sindicato, além de diversas ações de luta pela proteção da categoria e em articulação a outros fóruns e movimentos que são noticiadas em nossos canais de comunicação.

Fonte: Adufes