Debate sobre os desafios da Reforma da Previdência abriu Encontro dos Aposentados da Adufes


O advogado, especialista em direito previdenciário, Leandro Madureira, membro da Assessoria Jurídica Nacional (AJN) do ANDES, esteve na Adufes na última quarta-feira (13), ministrando palestra sobre os impactos da Reforma da Previdência para os servidores públicos. De forma simples, ele fez um breve histórico e os tipos de previdência no Brasil e, em seguida, apresentou os principais pontos polêmicos da PEC/287/16.

Clique aqui para acessar a apresentação usada pelo expositor durante o debate.

Leandro Madureira explicou que caso a PEC 287 seja aprovada, os professores federais sofrerão sérios prejuízos, principalmente aqueles em recebem abono permanência, bem como os que tiverem progressão na carreira.

O público, extremamente atento, fez perguntas que foram prontamente respondidas pelo advogado do Sindicato Nacional dos Docentes. Em seguida, ao final do debate, foi servido um delicioso café da tarde. Na opinião da professora Cristina Borsoi, do Departamento de Ciências Sociais– a palestra foi instrutiva e esclarecedora. “Precisamos de mais debates como esse para deixar claro para os docentes e outros servidores o que de fato está acontecendo e que a mídia tradicional não tem interesse em informar”, disse.

Confraternização. A professora Maria Eneida Furtado, recém-aposentada do Centro de Educação, também elogios o I Encontro dos Aposentados da Adufes. “É muito bom rever os colegas e tenho certeza que outras oportunidades surgirão”. Já a docente Maria do Carmo Schneider, de forma bem descontraída, deu um show à parte na atividade. Com sua voz inebriante, cantou deixando todos encantados.

A Secretária Geral da Adufes, Bernardete Mian, que esteve à frente da organização do evento, lembrou que o Sindicato tem em seu quadro mais de 600 aposentados/as e novos encontros e ações já estão sendo planejadas. “Agradeço a cada um de vocês por estarem aqui. Esse tipo de atividade (palestra e confraternização) nos torna mais produtivo e nos dá mais coragem para a luta”, finalizou. Veja galeria de fotos  da atividade. 

Leia ainda:

Palestra sobre Contrarreforma da Previdência no Serviço Público Federal demostra ataque aos direitos trabalhistas

Fonte: Adufes