II ENE: ES se prepara para criar Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública


Mais de duas mil pessoas participaram do II Encontro Nacional de Educação (ENE), que aconteceu de quinta,16, a sábado, 18, em Brasília. Entre os presentes, um grupo de 80 trabalhadores/as capixabas da base da Adufes, Sintufes, Sinasefe, Sindiupes, CSP-Conlutas ES, Movimento Estudantil,  entre outros.

A caravana saiu da Ufes na manhã de quarta-feira, 15, com 52 pessoas. Outros integrantes viajaram de avião, mas a comitiva participou de todas as atividades da agenda unitária em defesa da educação pública no país e de resistência às políticas de privatização e precarização do ensino.

rocha grupo reduz“Retornamos do ENE com uma missão: dar andamento a organização do Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública o que ocorrerá o mais breve possível”, afirma o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto, que ficou satisfeito com a qualidade dos debates do II ENE.  “Foi um evento muito enriquecedor. Agora é tocar e encampar as lutas de forma conjunta”.

O II ENE, que aconteceu no campus Darcy Ribeiro da Universidade de Brasília (UnB), foi marcado por uma Grande Marcha em Defesa da Educação Pública, na Esplanada dos Ministérios, na tarde de quinta, 16.  “O painel de abertura do II ENE abordou a relação entre dívida pública e ataques aos direitos sociais. A coordenadora da organização brasileira Auditoria Cidadã da Dívida, Maria Lucia Fattorelli, mostrou como o Estado tem privilegiado políticas que, no fim das contas, servem ao pagamento de juros bancário”, ressalta Clério Lucas Guaitolini, diretor do Sinasefe que integrou a caravana do ES.

Organizado pelo “Comitê Nacional em Defesa dos 10% do PIB para a Educação Pública, Já!” – o II ENE debateu propostas que defendam a Educação Pública, Gratuita, de Qualidade, Laica e Referenciada nos Trabalhadores. De acordo com Felipe S. Firmino Skiter, da coordenação da CSP-Conlutas no ES, o evento mostrou o espírito de unidade entre os movimentos organizados.

ene csp conlutas skiter“Estou muito satisfeito com o encontro e com a qualidade do debate. Conseguimos agregar segmentos importantes na discussão de um programa classista e democrático de educação”, diz. Skiter lembra que os debates Pré-ENE (1ª fase e 2ª fase)  regional trouxeram motivação para se criar o Fórum Estadual em Defesa da Escola Pública. “As entidades e coletivos têm o compromisso agora de construir o Fórum e continuar a luta em defesa da educação. Temos grandes desafios pela frente”, finaliza. 

Fonte: Adufes 

2016/Adufes/ene marcha brasilia reduz.jpg