Adufes declara apoio à ocupação do Ifes de São Mateus


Os estudantes do Ifes em São Mateus, norte do Estado, prometem realizar esta semana novas ocupações nas escolas estaduais da região. O grupo que deu início ao movimento de ocupação no dia 11/10 tem cerca de 100 alunos no Ifes. Quem permanece na instituição é abastecido com doações.

Durante os Plantões da Diretoria e Jurídico da Adufes, realizados na quinta-feira, 27, no Ceunes/São Mateus, o presidente da Adufes José Antônio da Rocha Pinto, conversou com os estudantes que estão ocupando o Ifes no norte e manifestou apoio à ocupação. No ES, mais de 50 escolas estão ocupadas. No Brasil, esse número já ultrapassa a marca de 1.200 colégios, institutos e campi universitários.

Os estudantes se posicionam contra a Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 241, que limita o teto dos gastos do Governo Federal, a Medida Provisória (MP) de reforma do ensino médio e a lei da Escola sem Partido. Esse conjunto de medidas tem gerado não apenas no Ifes de São Mateus, mas no Brasil todo, uma série de resistências dos movimentos estudantis, professores e técnicos.

Visita ao Ifes. Durante a visita ao Instituto, o presidente da Adufes participou de aula de filosofia com os estudantes e salientou a importância das ocupações como movimento de luta. “Essa é uma ação legítima contra PEC que é uma ameaça à educação e à saúde pública”, disse Rocha, reforçando com os estudantes que só a luta constrói.

A PEC 241 foi aprovada na noite do último dia 25/10 em segundo turno de votação da Câmara dos Deputados. Agora, a peça vai para avaliação do Senado, também em dois turnos: o primeiro está previsto para terminar até o final de novembro e o segundo até o dia 13 de dezembro. A PEC introduz um Novo Regime Fiscal e congela os gastos do governo federal pelos próximos 20 anos, o que afetará diretamente o orçamento direcionado para a educação e investimento no ensino.

O estudante do Ifes de São Mateus, Janilto Oliveira, ressalta que a medida é um ataque aos setores mais carentes da população. “Se traduz como o desmonte dos serviços públicos. Lutar contra essa PEC é demonstrar todo nosso descontentamento com os retrocessos promovidos pelo atual governo”, afirmou o estudante do curso de Mecânica Integrada.

Obras inacabadas. Criado em 2006, durante a expansão dos Institutos Federais e Universidades, o prédio principal do Ifes, em São Mateus, permanece com as obras paralisadas. O espaço atenderia cerca de 1,2 mil alunos em cursos técnicos. Desde a criação da unidade, as aulas estão acontecendo nos anexos 1 e 2.

Com os cortes de verbas anunciados pelo MEC, os estudantes temem que o prédio que abrigaria também laboratórios e uma biblioteca não seja entregue nos próximos anos. “O orçamento de mais de R$ 90 milhões previsto para as unidades neste ano teve corte de R$ 18 milhões. Os investimentos diminuíram 50% e as obras continuam paradas”, disse Janilton, acrescentando que com a PEC do congelamento dos gastos aí é que obra não será concluída nunca.

Os estudantes também se queixam da falta de restaurante universitário na unidade. “O campus fica longe da cidade, temos que trazer marmita, comer na lanchonete no Ceunes ou ficar com fome”, reclama um estudante.

Leia ainda:

MANIFESTO DE APOIO AOS ESTUDANTES QUE OCUPAM UNIDADES DO IFES E ESCOLAS NO ES ( 21/10/2016)

Ocupação de alunos contrários à PEC 241 aumenta na Ufes (26/10/2016) 

Estudantes realizam atividade de mobilização no campus de Goiabeiras, na Ufes (26/10/2016)

Ato unificado leva mais de 2 mil pessoas às ruas em Vitória  (25/10/2016)

Diretoria da Adufes visita ocupação do Ifes de Cachoeiro de Itapemirim (21/10/2016)


Fonte: Adufes