Ocupação de alunos contrários à PEC 241 aumenta na Ufes


As mobilizações ocorrem nos campi de Goiabeiras, em Vitória, e no interior do ES. Os estudantes são contrários à PEC 241, ao PLP 257, à reforma do ensino médio, aos cortes de verbas da educação, mas reivindicam também melhorias estruturais e na assistência estudantil.

As ocupações de estudantes na universidade Federal do ES se expandem a cada assembleia realizada pelos diretórios e centros acadêmicos dos cursos. Nesta quarta-feira, 26, o que se viu foram aulas públicas, oficinas e produção de cartazes nos corredores, rodas de conversa em locais abertos, programações culturais e outras atividades. 

ocupa cemuni professora1 psicologia 12Ao chegar no Cemuni VI para dar aulas pela manhã, a professora Suemi Tokumaru surpreendeu a todos/as. Sem cerimônia, a docente ministrou a aula planejada sobre psicologia evolutiva no pátio do prédio, despertando o interesse de alunos de outras turmas que assistiram e demonstravam interesse pelo tema.

“Em assembleia ontem à noite (terça,25) decidimos que as aulas tradicionais ficarão suspensas no prédio do Cemuni V, mas rolará uma programação interdisciplinar e auto-gestionada”,  ressalta o movimento em sua página no facebook. Israel Magioni,  do curso de Comunicação Social,  diz que um dos objetivos da ocupa cartaz at qdo vc ficar parado cemuni psicologia 19mobilização   é “acelerar o processo de greve geral. Temos que reagir, porque o desmonte da Educação vai piorar”, disse, se referindo ao projeto que pretende limitar os gastos do governo federal.

O texto base da PEC 241 foi aprovado em 2º turno, na noite dessa terça-feira, 25, pela Câmara dos Deputados, em Brasília, e segue para o Senado.

Apoio da Adufes. “O nosso espaço é livre e aberto para professores e a comunidade em geral”, ressaltaram os estudantes que recepcionaram o presidente da Adufes, José ocupa cemuni rocha psicologia 9Antônio da Rocha Pinto, na manhã desta quarta. O presidente esteve em várias das ocupações e registrou o apoio da entidade ao movimento que é independente.  

“Estão sucateando a educação, a saúde e todos os outros serviços públicos do país. Houve a aprovação na Câmara, mas vamos continuar nossa luta, nos mobilizarmos para impedir esse retrocesso”, disse o professor Rocha.

ocupa ccje 7A mobilização estudantil já atinge prédios do Cemuni, CCJE, CCHN, envolvendo desta forma cursos de Comunicação e Música, Serviço Social, Psicologia, Educação, entre outros.No Ceunes, norte do ES, a ocupação começou também na manhã desta quarta-feira, 26, com cerca de 50 estudantes acampados no prédio da direção central.  As aulas na unidade não foram interrompidas.

Ocupação Reitoria. Outro movimento também segue paralelo ocupando espaços da universidade. Desde o início da semana, o prédio da Reitoria, campus de Goiabeiras, está fechado devido ocupação de estudantes ligados ao DCE.

Em todo país, cerca de 85 universidades estão ocupadas. No ES, o movimento ocorre também em cerca de 20 escolas estaduais e unidades do Ifes.

leia ainda: Estudantes realizam atividade de mobilização no campus de Goiabeiras, na Ufes


 
Fonte: Adufes