Nesta quinta,5: Adufes promove Café com Debate sobre novo Estatuto da Ufes

A atividade, aberta à comunidade acadêmica, será às 18 horas, na sede do Sindicato

A Adufes continua na luta por uma Ufes mais democrática e transparente. Por isso, realizará nesta quinta-feira (5), mais um Café com Debate com um tema polêmico: a revisão do Estatuto da universidade que vem ocorrendo sem um processo estatuinte, que permitiria ouvir professores, estudantes e técnico administrativos sobre as mudanças.  Representantes da Adufes, Sintufes, DCE e da Reitoria  estarão  na mesa de debate.

Comissão Interna. A proposta de alterações ao novo Estatuto tem sido analisada minuciosamente pela Comissão que foi criada no Sindicato. “As mudanças tais como  apresentadas pela universidade não são  capazes de responder aos anseios da comunidade acadêmica por uma universidade pública, democrática, diversa e solidária”, pontua o presidente da Adufes, José Antônio da Rocha Pinto.

Que Ufes queremos?  
A Comissão da Adufes continua coletando informações sobre a forma e a metodologia que vem sendo feita a discussão do novo estatuto nos Departamentos e Centros. Nas considerações recebidas, há apontamentos de que a proposta base do Novo Estatuto diminui, por exemplo, a participação dos docentes, discentes e técnicos nos diferentes colegiados, centralizando desta forma o poder administrativo nos Centros e na reitoria.

comissao na mesaHá observações, já identificadas também pela Comissão da Adufes, que a revisão proposta amplia em  50% a carga horária de ensino dos docentes em detrimento das atividades de pesquisa e extensão.

Outro ponto criticado é a distinção entre Colegiado e Departamento, sendo esse último transformado em órgão meramente consultivo. A transparência orçamentária por parte da instituição também não está garantida.

Prorrogação prazo. Na última sexta-feira, a presidente da Comissão Especial que foi instituída pela universidade para elaborar o novo Estatuto e Regimento Geral, Ethel Maciel, encaminhou ofício ao presidente da Adufes garantindo que o prazo para “encaminhar as considerações referentes à proposta preliminar do novo estatuto da UFES, disponível no site http://estatutoeregimento.ufes.br/ foi prorrogado até o dia 30 de outubro”.  

Fonte: Adufes