Fórum Capixaba de Lutas Sociais lança Análises críticas preliminares sobre o Programa “Ocupação Social”

O Fórum, do qual a Adufes integra, na perspectiva de contribuir e avançar com o debate sobre as políticas sociais, apresenta nas análises, algumas críticas sobre o programa “Ocupação Social” do governo do Estado do Espírito Santo.

De acordo o documento, o programa é uma estratégia do governo estadual de tentar aproveitar-se politicamente das fragilidades e necessidades das comunidades mais carentes, para realizar ações de caráter populista, sem atendimento real dos indispensáveis serviços públicos dos quais necessita a população.

As análises apontam que “esta é a fórmula, até aqui bem sucedida, para desmobilização de movimentos populares, pois pouco importa se funciona ou não. Basta uma única pessoa “se dar bem na vida” por meio de um programa como este para o efeito subjetivo ser imediato”…

Para Ana Carolina Galvão Marsiglia, membro do Fórum Capixaba de Lutas Sociais, o que preocupa são as manobras do governo. “O último bairro no qual o programa foi implementado, o bairro da Penha, apresenta altos índices de violência estatal e vinha mostrando potencial de organização autônoma, mas um programa como este é capaz de capturar toda potência de transformação coletiva”, explica.

O fórum também destaca que por meio do programa “Ocupação Social”, o governo oferece o projeto “Educação Empreendedora”, que é realizado “pela Secretaria de Estado da Educação (Sedu), em parceria com a EDP Escelsa, o Instituto EDP, Espírito Santo em Ação, Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social (BNDES) e a Secretaria de Estado de Direitos Humanos (SEDH)”.

Trata-se também de parcerias público-privadas cujos maiores beneficiados são as empresas envolvidas. “O governo está criando oportunidades de grandes negócios para ong´s como Espirito Santo em Ação e empresas privadas em detrimento ao atendimento de comunidades carentes”, criticou.

Veja aqui as análises na íntegra

Fonte: Adufes