Greve na Ufes! Assembleia na quinta (5/3) discute adesão à Greve em 18 de março

Algumas instituições já sinalizaram adesão à Greve Nacional da Educação

Docentes da Ufes têm assembleia 5/3, às 13h30, na sede do sindicato, em Vitória, para decidir sobre a Greve Nacional da Educação, em articulação com a educação básica. O objetivo do dia 18 de março é fazer o enfrentamento contra a reforma administrativa, a defasagem salarial e a precarização do ensino superior.

A plenária da Adufes também discutirá indicativo de greve geral por tempo indeterminado que deverá envolver as/os trabalhadoras/es das federais (Ifes), Estaduais (IEES) e Municipais (IEES) do ensino superior. Os resultados das plenárias serão avaliados pelo setor das Ifes nos dias 14 e 15/3, em Brasília.

Mobilização local. Desde o retorno do 39º Congresso, a diretoria e Conselho de Representantes (CR) da Adufes têm dialogado com a categoria sobre os ataques sem precedentes.

“O objetivo é conscientizar a categoria sobre os desmontes, mobilizar para a plenária e para a greve”, esclarece a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão. A secretária-geral, Junia Zaidan, também ressalta a importância da intensificação da mobilização em todos os campi da Universidade. “Os docentes do interior precisam participar das discussões sobre as lutas de 2020. Estamos tomando todas as providências para que em breve possamos ter as assembleias nos campi de Alegre e São Mateus, mas enquanto viabilizamos a estrutura técnica, vamos garantir que professoras/es e professores possam se deslocar até Vitória porque a nossa assembleia será decisiva”.

Assimilando perdas salariais, a categoria deve se preparar para o enfrentamento de inúmeras medidas, como a redução da jornada de trabalho e dos salários, suspensão de progressões e promoções, de retribuição por titulação, nomeações e contratação de docentes substitutos; além de pagamentos de horas extras, adicionais noturno e por titulação, por insalubridade ou periculosidade, auxílios maternidade e pré-escolar, entre outros.

Leia Mais

Pós-carnaval, diretoria da Adufes retoma cronograma de visitas à base

Adufes viabiliza condições para docentes dos campi do interior comparecerem à assembleia

Assembleia dia 5/3 contará com espaço de recreação infantil

Serviço

Assembleia Geral da Adufes

Data: 5/3 (quinta-feira)

Horário: 13h30

Local: sede da Adufes – campus de Goiabeiras

Pauta:

-Informes

-Greve Nacional da Educação (18/3)

-Indicativo de Greve do Ensino Superior

Fonte: Adufes