Assembleia da Adufes vai discutir a vacinação de profissionais da educação e encaminhamentos junto à Ufes

A plenária acontece virtualmente nesta quinta, 29, às 15h, pelo link https://adufes.webex.com/meet/adufes  

Um dos pontos mais discutidos pela categoria nesse momento diz respeito à imunização de profissionais da educação, que começou a ser operacionalizada nesta segunda, 26. De acordo com a Resolução nº 46/2021, publicada pelo governo do Estado no dia 17 de abril, a vacinação vai ser viabilizada por meio do uso de 70% da reserva técnica das doses disponibilizadas pelo Ministério da Saúde.

A ordem de prioridade estabelece 2 grupos. O primeiro é composto por “Professores e auxiliares que atuam em sala de aula das creches com crianças de 0 a 3 anos de idade, pré-escola, ensino fundamental I e II e ensino médio e técnico, além dos gestores dessas unidades escolares”. O segundo grupo compreende “demais trabalhadores da educação” dos níveis de ensino do grupo 1. No caso dos dois grupos, o ordenamento por faixa etária é: de 50 a 59 anos; de 40 a 49 anos; de 30 a 39 anos; de 18 a 29 anos.

Para a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, os dilemas colocados sobre a vacinação são diversos e as normativas são confusas e desencontradas. Ana lembra que inicialmente foi dito que profissionais da educação superior seriam priorizados, na sequência da educação básica, mas agora não estão citados na Resolução, que ainda assinala que “Os trabalhadores da educação não contemplados neste ato serão vacinados de acordo com o rito ordinário estabelecido no Plano Nacional de Imunização”.

Inovação às avessas. Na avaliação de Ana, o Espírito Santo conseguiu fazer uma inovação para pior. Diferente de outros estados, como São Paulo, Santa Catarina, Maranhão e Bahia, aqui foram criados grupos por cargo/função e não apenas por idade. “Como fica então o funcionamento das instituições de ensino? Temos quais garantias de que não haverá retorno presencial até que todas e todos recebam a vacina?”, questiona Ana Carolina.

Outro ponto é a transparência das informações. No sábado (24) à noite foi publicada a lista nominal dos “contemplados” em formato de planilha aberta e em seguida a lista foi retirada do site. No domingo a listagem foi novamente publicada, agora em arquivo fechado. “Em nenhuma das versões temos os nomes das unidades escolares, cargos e data de nascimento das pessoas. Essas informações são importantes para acompanhamento do andamento da vacinação”, explica Ana. Ela ainda ressalta que, com base na primeira lista divulgada, é possível verificar um total de 3.528 nomes, sendo que havia sido informado que 4.813 doses seriam destinadas ao setor da educação.

A Adufes recebeu pedido de providências sobre possível descumprimento da ordem de precedência das/os profissionais da educação básica e buscou  informações sobre a situação junto à Ufes. Contudo, após a diretoria do sindicato dialogar com a Progep e com a direção do Centro de Educação, constatou que não há irregularidade formal. “Nesse caso, é uma questão de consciência individual sobre a prioridade de se vacinar neste momento”, afirma Ana.

Resoluções da Ufes. A AG também pautará as condições laborais dos docentes em virtude do trabalho e ensino remoto, bem como do calendário acadêmico. Na reunião realizada com a Reitoria em 15 de abril a Adufes apresentou dados sobre a intensificação do trabalho de docentes e sobre o adoecimento físico e mental.  A Administração Central indicou o encaminhamento de sugestões sobre o funcionamento da Ufes, visando garantir as condições de trabalho digno reivindicado pela Adufes. Na assembleia serão discutidas as propostas de alterações nas Resoluções nº 56/2020, 59/2020 e 08/2021, todas do Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão.

Veja a pauta completa:

(1)          Instalação de Outdoors.

(2)          Resoluções da Ufes.

(3)          Vacinação dos Profissionais da Educação.

(4)          PL nº 5.595/2020 e a construção da greve pela vida.

(5)          Comissão para negociação do reajuste anual da Unimed.

Atenção– A/o docente que já se cadastrou para participar de qualquer atividade virtual do sindicato não precisará se inscrever novamente na plataforma. Mas quem nunca se registrou deverá preencher os dados para o primeiro acesso. É importante que a/o sindicalizada/o entre na plataforma com nome e sobrenome para que possa ser computada sua presença na assembleia.

A sala estará aberta a partir das 14h30 para que as/os professoras/es possam se cadastrar e testar o acesso, áudio e vídeo.

Em caso de dificuldade, a/o docente pode entrar em contato pelo Whatsapp do setor de comunicação: 27 99943-0299.

Adufes