Eleita a nova Direção do Centro Tecnológico

Foram às urnas somente as/os membros da comunidade acadêmica do CT.

Após processo que envolveu disputas desde novembro de 2020, quando os trâmites para a realização da consulta eleitoral foram interrompidos pela primeira vez, a chapa “Renovar e Avançar”, composta pelos professores Lorenzo Luchi (diretor) e Bruno Venturini (vice) foi eleita para o Quadriênio 2021-2025.

A eleição ocorreu de forma virtual no último dia 7, data em que também foi divulgado o resultado. De acordo com Comissão Coordenadora da Pesquisa Eleitoral do CT, a consulta junto à comunidade contabilizou para a chapa 200 votos de discentes, o que equivale 7,8%; 18 votos das/o servidoras/es em educação, o que corresponde a 31,6%; e 77 votos das/os docentes, ou seja, 45,6% do total de votos.

Entenda o caso. A escolha para a direção do Centro Tecnológico deveria ter ocorrido até o dia 15 de dezembro de 2020, quando foi adiada a votação devido ao não cumprimento das determinações e calendários anteriores. O caso chegou ao Conselho Universitário (Consuni), que recomendou que a pesquisa eleitoral fosse realizada até 26 de fevereiro de 2021, indeferindo os recursos interpostos. Com o adiamento da eleição e o fim do mandato de diretor e vice, o reitor Paulo Vargas decidiu, conforme candidatura do diretor aprovada pelo Conselho Departamental do CT, nomear o professor Geraldo Sisquini como diretor pró-tempore.

O processo foi mais uma vez paralisado devido à denúncia de suposta campanha antecipada pela chapa homologada, que levou a novo recurso junto ao Consuni. A Comissão de Legislação e Normas (CLN) do Conselho Universitário emitiu então parecer sobre o caso, afirmando: “É preciso reconhecer que a origem das dificuldades subsequentes no Processo de Consulta Eleitoral advém de equivocada interpretação do Presidente do Conselho Departamental do CT, professor Geraldo R. Sisquini, ao enviar a referida decisão aos membros com as suas considerações particulares, quando, no rito procedimental e no que determinam os pilares do direito processual praticado na Ufes, deveria executar a decisão deste Conselho nos termos aprovados”.

Com base no parecer da CLN, o Conselho Universitário decidiu por unanimidade um novo calendário que culminou na consulta no dia 7 de abril.

Leia mais:

Processo eleitoral do CT deve ser concluído até 13 de abril  –   29/3/2021

Comissão Eleitoral propõe novo Calendário para escolha de diretor e vice-diretor do CT  – 10/2/2021

Comissão Eleitoral do CT propõe calendário para escolha de diretor e vice-diretor da unidade  – 3/2/2021

Conselho Universitário decide pela validação do processo eleitoral do Centro Tecnológico e reitor indica o atual diretor como Pró-tempore – 31/12/2020

Comunidade acadêmica do Centro Tecnológico organiza manifesto por nomeação de Diretor Pró-tempore – 23/12/2020

Processo eleitoral para a direção do Centro Tecnológico é objeto de disputa em recurso ao Conselho Universitário – 14/12/2020

 

 

 

 

 

Adufes