Adufes solicita à Reitoria e PRPPG alteração de calendário PIIC

O requerimento foi feito após solicitação da base do sindicato

Diversas/os docentes procuraram a Adufes para solicitar que a entidade reivindicasse junto à Reitoria e Pró-Reitoria de Pesquisa e Pós-graduação (PRPPG), a alteração do calendário do Programa Institucional de Iniciação Científica (PIIC), Edital 2021/2022. O pedido é para que seja postergado o prazo final das inscrições.

De acordo com o cronograma publicado pela PRPPG, o edital foi lançado em 17 de maio, primeiro dia útil depois da finalização do período 2020/2. “Mas fim do semestre letivo não significa encerramento para os professores, pois ainda é preciso lançar notas e aplicar provas finais”, explica Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes. Portanto, as/os docentes continuaram trabalhando e o recesso começou somente em 26 de maio, com um intervalo de apenas 18 dias corridos antes do início do semestre 2021/1. “Nesse período, os professores poderiam agendar férias. Abrir um edital no período de descanso a que tem direito os trabalhadores, em especial nas atuais circunstâncias, é desumano”, diz Ana.

As inscrições foram abertas exatamente no mesmo dia do recomeço das aulas (14/6) e vão até 5 de julho. Ana argumenta que “esse calendário PIIC desconsidera uma série de demandas que a categoria precisa atender a cada início letivo, que tomam tempo dos professores, que já estão extremamente sobrecarregados”.

No ofício enviado pela Adufes, o sindicato destaca que “nossa comunidade acadêmica sofre os efeitos da pandemia, das mais diversas formas: intensificação e precarização do trabalho, aumento das atividades domésticas, ausência de condições adequadas nas residências e de apoio institucional para a manutenção do trabalho, entre outras” e cita, textualmente, o que dizem as/os professoras/es que procuraram a entidade, que demonstram indignação com o procedimento da Administração Central da Universidade e afirmam que “é absurdo e uma afronta à saúde mental dos professores”.

A Adufes se colocou à disposição para se reunir com a PRPPG e com a Reitoria para tratar do assunto e até o momento recebeu o seguinte retorno da Diretoria de Pesquisa: “vamos buscar estreitar algumas etapas de avaliação dentro dos procedimentos e levar a proposta ao Comitê para apreciação. Iremos comunicar a resposta dentro do tempo necessário”.

Adufes