Entidades do Espírito Santo participam de campanha nacional de outdoors

Dezenas de outdoors foram instalados em todo o estado. Ação foi planejada para repercutir durante a vinda de Bolsonaro ao Espírito Santo nesta sexta-feira,11

A campanha “O Senhor da Morte chefiando o País – Fora, Bolsonaro!” é iniciativa nacional e no Espírito Santo tem participação de diversos sindicatos/centrais (Adufes, CSP-Conlutas Espírito Santo, CUT Espírito Santo, Fenajud, Fenasps Sinasefe-Ifes, Sindprev-ES, Sindsmuvi e Sintufes). Com vinte placas instaladas em todo o estado, o objetivo da campanha é denunciar a política genocida do governo federal, que já matou quase meio milhão de brasileiros, além de defender a liberdade sindical e exigir vacina para todas e todos.

 

Na assembleia da Adufes de 29/4, a categoria aprovou adesão à campanha, que começou no último sábado, 5. A divulgação foi planejada considerando a vinda de Bolsonaro ao Espírito Santo amanhã, 11.

No país inteiro o presidente tem sido repudiado em outdoors que denunciam o desamparo à população, a falta de vacinas, as rachadinhas, a corrupção, o desmatamento etc.

Vandalismo. Por outro lado, em diversos lugares tem ocorrido ataque às divulgações, como em Pernambuco, Pará, Goiás e no próprio Espírito Santo, como ocorreu no ano passado, depois que o Sinasefe-Ifes, participando também de uma campanha nacional, instalou outdoors chamando a atenção para os rumos do Brasil nas mais diversas áreas diante da pandemia. Não foi diferente agora. Em São Mateus, um cidadão pintou o outdoor instalado no bairro Morada do Ribeirão.

Na avaliação dos dirigentes das entidades que participam da ação no ES, os atos de vandalismo são inaceitáveis e demonstram a incapacidade dos grupos de direita para disputar a consciência da população, buscando  impedir o acesso do povo à informação e à livre manifestação de quem defende a classe trabalhadora.

Origem da campanha “O Senhor da Morte chefiando o País – Fora, Bolsonaro!”. No ano de 2020 a Articulação das Entidades Representativas de Trabalhadores(as) do Ensino Superior e do Ensino Básico, Técnico e Tecnológico em Pernambuco lançou a campanha “Fora Bolsonaro: inimigo da educação e do povo” e a Associação dos Docentes da Universidade Federal Rural de Pernambuco (Aduferpe) aderiu à iniciativa, instalando dezenas de outdoors em Recife. A repercussão desencadeou a abertura de inquérito contra a dirigente sindical Erika Suruagy, por encomenda de Jair Messias Bolsonaro. Como reação, a professora Erika (cujo inquérito foi arquivado) recebeu mais de 90 moções de apoio e as entidades que assinam o Manifesto em Defesa da Vida, da Democracia, da Liberdade Sindical e da Liberdade de Expressão elaboraram e disponibilizaram uma arte atualizada da campanha “O Senhor da Morte chefiando o País – Fora, Bolsonaro!”.

 

Adufes