Sindicalizar-se é contar com a força coletiva!

Sindicato inicia campanha de valorização da entidade, da luta e da filiação sindical

O sindicato é um corpo de trabalhadoras e trabalhadores organizados em torno de interesses em comum: salário, condições de trabalho, crescimento na carreira, estabilidade, relações de trabalho democráticas e, em nosso caso, defesa da universidade e da educação públicas. O movimento sindical que a Adufes defende transcende os interesses da categoria e se firma em um projeto de sociedade em que as riquezas produzidas pelo conjunto da classe trabalhadora têm que existir para seu usufruto.

É por meio da negociação coletiva que a organização sindical atua, buscando o diálogo com o Governo Federal. As negociações coletivas ultrapassam a luta por salário e culminam na conquista de direitos e compromissos firmados a partir do interesse da categoria docente, podendo também ser resultado de ações judiciais. Por exemplo, desde o início de 2023, com a reinstalação da mesa de negociação salarial, nosso sindicato tem atuado nas pactuações que redundaram no reajuste emergencial linear de 9% para o serviço público federal em junho de 2023.

“Eu acho que todo professor deve se filiar à Adufes. Faz parte da própria ética do professor filiar-se. O professor que se filia à Adufes está dando um exemplo aos alunos, um exemplo aos jovens. […] não só filiar-se, mas participar das lutas da Adufes. Então acho que realmente a Adufes é muito importante para a Universidade. […] Uma coisa é a universidade com a Adufes, outra coisa seria a universidade sem a Adufes”. (Professor João Baptista Herkenhoff, primeiro presidente da Adufes, em 1978.)

Somos professoras e professores universitários, somos CLASSE TRABALHADORA!

Nossos direitos trabalhistas não nos foram dados, foram conquistados com muita luta dos sindicatos, por meio de embates históricos que estão registrados em nossa memória de lutas para jamais deixarmos se naturalizar a ideia de que sozinhos podemos avançar ou nos proteger dos ataques à classe a que pertencemos: a classe trabalhadora.

Sindicalizar-se é também fortalecer a educação pública, gratuita, com financiamento público, laica e socialmente referenciada para a construção de uma universidade popular.

Um pouquinho de nossa história…
A Associação dos Docentes da Ufes foi fundada em 1978, durante a ditadura civil-militar, em um momento em que era proibida a sindicalização de docentes. As lutas que marcaram nossa história como associação se estenderam até o ano de 1992, quando nos tornamos uma Seção Sindical do Andes-Sindicato Nacional. A Adufes atua por salário, carreira e condições de trabalho, articulando-se com outros sindicatos, movimentos populares e segmentos em defesa da classe trabalhadora e da educação pública.

Atualmente, a Adufes conta com, aproximadamente, 1.650 sindicalizadas/os, que têm à sua disposição assessoria jurídica, plano de assistência à saúde, convênios, o Espaço do Café, na sede do sindicato, além de atividades culturais e de lazer. Em breve realizaremos o sonho de construir nossa subsede em São Mateus, no CEUNES (Centro Universitário Norte do Espírito Santo). Em Alegre, temos a subsede instalada em uma sala no Campus.

Nosso sindicato possui dois órgãos eleitos pelo voto direto da base sindicalizada, uma diretoria com dez membros e um Conselho de Representantes dos centros de ensino da Ufes. O Conselho Fiscal é eleito em Assembleia e acompanha a gestão financeira da entidade. Os Grupos de Trabalho (GTs) são espaços de debate e formulação do movimento docente e integram a estrutura organizativa do Andes-SN e da Adufes. Por meio dos GTs, são realizadas atividades e ações de execução do Plano de Lutas aprovado pela instância maior do Andes-SN, o Congresso.

São 45 anos de uma história de luta.
Some forças ao sindicato!

Clique aqui e saiba mais sobre a história de luta. 

O desconto referente à filiação é de 1% do vencimento básico + Remuneração por titulação (RT) e é realizado mensalmente no contracheque.

Acompanhe as redes sociais da Adufes e assuma essa causa você também!
A campanha contará com vídeos de professoras e professores destacando a importância da filiação à Adufes, cards informando os benefícios de quem é filiada/o, dados e informações que convocam você a juntar-se à luta sindical e muito mais!

Folder 

A Adufes também produziu um folder informativo com as principais informações sobre a filiação ao sindicato, como por exemplo, as informações sobre os convênios. Clique aqui, baixe e confira o folder!

Clique aqui e acesse a página da Adufes no Instagram.

Clique aqui e acesse a página da Adufes no Facebook.

Clique aqui e acesse o canal da Adufes no YouTube.

Para se filiar à Adufes, clique aqui.

Adufes