Assembleia elege delegação para 13° Conad do Andes-SN e aprova relatório de atividades apresentado pela diretoria

Também foram dados diversos informes sobre as ações do sindicato.

A professora Ana Carolina Galvão, presidenta do sindicato, foi eleita como delegada para o 13º Conad Extraordinário. A tesoureira geral, Fernanda Binatti Chiote, e o professor Alexandre Curtiss Alvarenga (CAr) preencheram as vagas de observadora e suplente de delegada e observador, respectivamente. Durante a Assembleia Geral (AG), realizada na sexta (8), a diretoria também apresentou o relatório de atividades 2021, que foi aprovado pela base.

O tema central do 13º Conad Extraordinário é “Conjuntura e Congresso do ANDES-SN”. O encontro acontecerá de forma virtual, nos dias 15 e 16 de outubro e avaliará a possibilidade de realização do Congresso de forma presencial no primeiro trimestre de 2022, mediante as condições sanitárias e vacinação para toda a população que garanta amplo processo de imunização. Leia caderno de texto do Conad aqui.

Relatório de atividades. Na AG, a diretoria apresentou o Relatório de Atividades do sindicato referente ao período de novembro de 2020 a outubro de 2021. Previsto em regimento, o documento foi apreciado pela categoria, que teve a oportunidade de acessá-lo previamente. Sem pedidos de alterações, as atividades foram comentadas pelas/os presentes quanto aos desafios e empenho do sindicato nas ações durante mais de um ano de pandemia. Leia o relatório aqui.

Informes. A diretoria exibiu o Vídeo “Adufes nos Centros, onde a Ufes é feita” do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas. O próximo episódio será com docentes aposentadas/os da Ufes.

Outro ponto foi o Concurso Adufes de Fotografia, que tem o objetivo de valorizar a produção artística e cultural da base. A iniciativa selecionará, por meio de votação virtual, as fotos que comporão a agenda e o calendário de mesa 2022.  A votação vai até o dia 14 de outubro. Veja como votar conforme instruções aqui.

A diretoria também lembrou à categoria sobre o envio do Livro “História do Menino que lia o mundo”. As/os docentes sindicalizadas/os que solicitaram o exemplar podem acompanhar a postagem do presente da Adufes pelo código de rastreamento disponível no link aqui.

Ainda nos informes, foi destacada a realização das reuniões entre Adufes e reitoria nos dias 2 de setembro e 5 de outubro. Na primeira, foram tratados os seguintes assuntos: preparativos da Ufes para retorno presencial quando houver condições sanitárias seguras; resoluções do Cepe sobre calendário acadêmico e carga horária de encargos didáticos; transmissão das sessões dos Conselhos Superiores; direito autoral e de imagem; debate ampliado com a comunidade universitária. A Adufes segue no aguardo do atendimento a diversas solicitações que vem fazendo e publicizando em seus canais.

Já a reunião de 5 de outubro, convocada pela Reitoria, tratou da Instrução Normativa (IN) nº 90/2021, publicada pelo Ministério da Economia, que “Estabelece orientações aos órgãos e entidades do Sistema de Pessoal Civil da Administração Pública Federal – SIPEC para o retorno gradual e seguro ao trabalho presencial”. A Progep fez um arrazoado da IN e a Reitoria informou que convocou a reunião para conversar com as entidades a respeito da normativa, considerando a possível necessidade de alteração da Resolução 37/2020 do Conselho Universitário (Consuni) e adequação da decisão sobre a Fase 3 do Plano de Contingência, aprovada pelo mesmo Conselho.

Adufes e Sintufes se manifestaram afirmando que as adequações parecem ser mínimas, considerando que a IN não supera a autonomia universitária, além de apenas mencionar as/os trabalhadoras/es “elegíveis” ao retorno presencial. A Reitoria sugeriu a composição de uma comissão para análise, mas Adufes e Sintufes indicaram que a Reitoria apresente a proposta de alteração da Resolução 37/2020 e envie às entidades para discussão com suas bases e retorno à Reitoria.

Campanha “Adufes forte, categoria valorizada!”: valorização da entidade, da luta e da filiação sindical – já está no ar e pode ser conferida pelas/os sindicalizadas/os em diversas peças gráficas no site e nas redes sociais.

Reforma Administrativa. A diretoria convocou a categoria para participar das atividades das próximas semanas, dando continuidade aos esforços de mobilização na luta contra a PEC 32. Docentes filiadas/os da Adufes podem solicitar participar das atividades por meio do canal “Fale com a Adufes”, selecionando “Secretaria” e indicando no assunto “Participação na Jornada de Lutas em Brasília”. Também é preciso informar em qual semana a/o docente quer participar (18 a 22/10 e/ou 25 a 29/10). Para que o sindicato possa tomar as providências, as/os interessadas/os podem se inscrever até sexta, 15 de outubro, para a viagem a partir do dia 18/10. Quem quiser participar na semana de 25 a 29/10, pode se inscrever até o dia 20 de outubro.

Sobre a PEC, O sindicato está divulgando pelas redes sociais os canais de comunicação das/os deputadas/os capixabas para que todas/os possam pressionar as/os parlamentares.