Com Samuel Araújo, a Adufes inicia ciclo de Encontros Culturais

Nesta segunda (18), às 18h, a Adufes realiza o primeiro Encontro Cultural, com o compositor, etnomusicólogo e professor titular da Escola de Música da UFRJ, Samuel Araújo.

Um dos maiores especialistas mundiais em samba, Samuel atua em projetos de inserção social estudando e fomentando manifestações artísticas populares, como o grupo Musicultura, de pesquisa participativa no Complexo da Maré, no Rio. O estudo é realizado a partir de um enfoque particular sobre música e violência ou conflito.

“A trajetória de Samuel Araújo é construída a partir de um trânsito transdisciplinar. Ele percorre, com versatilidade e argúcia, problematizações etnomusicológicas, antropológicas, políticas, filosóficas e socioculturais. Acompanha as transformações históricas dessas experiências, sem encobrir os traumas e as tensões que lhes são inerentes”, destaca o professor Gaspar Paz, também músico, mediador do evento e membro do Conselho de Representantes da Adufes.

Dando continuidade às diversas iniciativas do sindicato no campo cultural, o objetivo deste e dos demais encontros é fortalecer a compreensão da cultura como componente indissociável da política sindical e, portanto, da luta da classe trabalhadora. Os demais encontros acontecerão nos dias 16 de novembro e 15 de dezembro. A live acontecerá pelos canais da Adufes:

Youtube: www.youtube.com/user/comunicacaoadufes

Facebook: www.facebook.com/ADUFES.secao.sindical

 

Adufes