Divulgação da pesquisa da Adufes nos centros de ensino fortalece demandas da categoria

Principais dados de cada centro foram apresentados em reuniões realizadas entre setembro e outubro.

 Com o objetivo de divulgar os resultados da pesquisa “Percepções sobre o Trabalho/Ensino Remoto e Saúde na Pandemia”, o sindicato participou de reuniões dos centros de ensino, organizadas conforme preferência de cada unidade. “Em alguns centros foram feitas reuniões abertas, em outros, as informações foram apresentadas nos conselhos departamentais e houve centros também que fizeram mais de uma reunião”, relata a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão.

A partir da demanda trazida em reuniões setoriais do Conselho de Representantes da Adufes, os resultados da pesquisa foram desmembrados por centro de ensino e levados a cada unidade, possibilitando uma análise pormenorizada da realidade de cada local de trabalho. O único centro que não respondeu ao ofício enviado pela Adufes para apresentação das informações foi o Centro de Artes. “Mas se formos chamados, atenderemos prontamente”, diz Ana.

Após cada reunião, o material apresentado foi encaminhado ao centro para divulgação pela unidade. Ana destaca que os dados também serão incluídos na próxima publicação do sindicato, que deve ocorrer até o final do ano.

Principais destaques. Na maioria das reuniões foi sugerido que a Adufes faça novos levantamentos, em especial com informações sobre saúde mental e sobre as situações de assédio, que precisam ser melhor depuradas. Segundo Ana, “agora a comissão de acompanhamento ao trabalho/ensino remoto da Adufes se prepara para organizar ações nessas duas direções, em especial”. Outra sugestão foi para que a Adufes faça a impressão dos materiais, possibilitando sua distribuição às bibliotecas dos centros e outras entidades.

Diálogo para mobilização nos Conselhos Superiores. Nos encontros também foi salientado pela Adufes a importância de que conselheiras/os que integram os Conselhos Universitário (Consuni) e de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe) estejam atentas/os ao que foi colocado pela categoria, de modo a sensibilizar os posicionamentos nessas instâncias.

Após a participação da Adufes na reunião do Centro de Ciências Jurídicas e Econômicas (CCJE), por exemplo, o Conselho Departamental enviou ao Cepe o OFÍCIO Nº017/2021-CCJE, em que solicitou a revisão do calendário acadêmico e argumentou: “Os professores encontram-se estafados com muitas demandas para conseguir acompanhar o calendário atual, necessitando, portanto, um recesso maior para descanso entre os semestres. Concomitante a esses fatores, o planejamento didático-pedagógico, tão fundamental entre um semestre e outro, também fica comprometido em função do tempo exíguo”.

A alteração do calendário acadêmico vinha sendo reivindicada pela Adufes desde maio deste ano, tendo finalmente surtido efeito em outubro, quando o Cepe votou por unanimidade a alteração da resolução que garantiu período de recesso/férias em janeiro de 2022.

No relato do conselheiro membro da Comissão de Ensino de Graduação e Extensão (Cege) do Cepe, Filipe Siqueira Fermino, que analisou a proposta da Pró-Reitoria de Graduação (Prograd) de alteração do calendário, ele assinala que a sugestão de ampliação do período de férias em janeiro de 2022 foi positiva, “pois essa já era a intenção inicial da Cege quando analisamos a proposta do calendário acadêmico de 2021 no final do ano passado” e explica que “Não estava no horizonte da Prograd, naquele momento, a proposta em tela”. Assim, o conselheiro destaca que “a reconsideração e iniciativa da Pró-Reitora, […] dialoga com a expectativa desta comissão e responde à demanda apresentada formalmente pela representação do corpo docente, por meio de sua entidade de classe, através do Ofício nº 38/2021, que a Adufes protocolou como Documento Avulso nº 23068.028071/2021-21”.

Filipe finaliza o relato afirmando: “Sabemos que essa ampliação do período de férias em janeiro não resolverá todos os problemas de cansaço, exaustão e adoecimento que nos acomete, tampouco contribuirá para a regularização do calendário acadêmico. No entanto, não acreditamos que a regularização do calendário deve ser feita à custa da exaustão e adoecimento dos discentes, docentes e servidores técnico-administrativos”.

Na avaliação da presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, a apresentação dos dados da pesquisa e o diálogo permanente com a categoria fortalece a continuidade do trabalho da entidade pelas condições de trabalho, que se expressa no conjunto das demandas das/os professoras/es “sempre tratadas com a seriedade e o respeito que a categoria exige”, finaliza Ana.

Veja as reuniões realizadas para apresentação dos resultados da pesquisa da Adufes

  1. CCAE– 01/09 (Conselho Departamental)
  2. CCENS– 01/09 (Conselho Departamental)
  3. CT– 10/09 (Conselho Departamental)
  4. CEI Criarte(CE) – 13/09
  5. Ceunes– 13/09 (Conselho Departamental)
  6. CCHN– 14/09 (Conselho Departamental)
  7. CCE – 20/09 (reunião aberta)
  8. CEFD – 22/09 (Conselho Departamental)
  9. CCJE – 24/09 (Conselho Departamental)
  10. CE– 27/09 (Fórum do Centro de Educação)
  11. CCS – 07/10 (Conselho Departamental)
  12. CCHN–   07/10 (reunião aberta)

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