Peças da Campanha de Valorização da Adufes foram vistas mais de 349 mil vezes no Instagram e Facebook

Vídeos foram reproduzidos mais de 168 mil vezes e o público clicou 4.642 vezes no link que levava ao site da entidade

A Campanha de Valorização da Adufes, realizada entre setembro e dezembro de 2021, levou ao público peças, em especial vídeos, abordando a importância da atuação da Adufes e da filiação da categoria para o fortalecimento da luta em defesa da universidade pública e pelos direitos das/os docentes da Ufes. Chamar a atenção para esses pontos torna-se ainda mais urgente no momento vivido pelo Brasil de ataques aos direitos, ao serviço público, às/aos servidoras/es públicas/os, à educação e à livre manifestação e associação. A campanha informou, ainda, os benefícios a que as/os filiadas/os da Adufes têm direito.

As peças foram divulgadas por meio de postagens orgânicas (sem aporte de verba de mídia) nas redes sociais e também com anúncios pagos para que chegassem a mais pessoas e ao público segmentado com interesse nas pautas abordadas. Esse trabalho foi realizado por jornalistas/profissionais de Comunicação com experiência na produção de conteúdo, segmentação de público, direcionamento e gerenciamento de anúncios pagos em redes sociais. Foi utilizado o Gerenciador de Anúncios profissional do Meta Business, com inserções nas redes Facebook e Instagram, em posicionamentos diversos, como feeds, stories e explorar.

O alcance de todos os anúncios somados foi de 106.216 perfis/pessoas, tendo sido vistos 349.190 vezes. Alcance é a entrega do anúncio de alguma forma para os perfis da rede. O somatório de pessoas/perfis é um dado obtido a partir da soma do desempenho de cada vídeo, o que pode incluir a repetição de perfis que foram alcançados por mais de um vídeo. Além disso, a reprodução parcial alcançou 168.061 visualizações de ao menos 25% dos vídeos, enquanto, dentre este número, 92.368 reproduções foram de 100% do conteúdo.

Envolvimento

Entre as peças que resultaram em mais cliques no link para o site da Adufes, onde é possível se cadastrar para a filiação (uma métrica de engajamento almejada nos anúncios), o carrossel “Adufes ouve você” resultou em 1.466 cliques, seguido do carrossel que falava dos benefícios do plano de saúde e assessoria jurídica, com 797 cliques.

Os anúncios foram feitos utilizando as postagens já realizadas no feed e no IGTV do Instagram e também na modalidade dark post. O desempenho do dark post não fica registrado na postagem original (orgânica), uma vez que, na prática, nesses casos é realizada uma nova postagem específica para o anúncio. Ela não fica pública após o período programado, com registro apenas no Gerenciador de Anúncios profissional do Meta Business.

Segmentação

O público para o qual foram direcionados os anúncios desta campanha foi segmentado utilizando perfis pré-classificados pelos algoritmos disponíveis na ferramenta do Meta Business. Algumas peças permitiram um refinamento da audiência considerando a área de atuação do/a professor/a que fala no vídeo da campanha.

As particularidades de cada público sempre se relacionaram com a utilização da língua portuguesa; presença, no momento ou recente, no estado do Espírito Santo; idade acima de 18 anos; e busca por filtros que levassem às pessoas com relação profissional com a Ufes. Importante ressaltar que o universo de docentes da Ufes é pequeno e a campanha precisou cercar públicos relacionados para chegar às pessoas que podem se filiar, funcionado também como reforço da marca da Adufes, do trabalho que é realizado e das importantes frentes de lutas do Sindicato.

Os objetivos utilizados para cada anúncio (que quando alcançados são lidos como resultados) foram variados e programados de acordo com o tipo e conteúdo das peças, análises das performances de anúncios anteriores e de outras campanhas com público e material semelhante e público com o qual se pretende falar. Foram utilizados objetivos como alcance, visualização de vídeos e engajamento com a publicação.

A presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, considera que a campanha foi bem-sucedida, pois foi mais uma forma de dar visibilidade à relevância das entidades de classe para as lutas que são travadas no cotidiano das/os trabalhadoras/es.

Clique e confira o relatório com mais detalhes e gráficos sobre os dados dos anúncios da Campanha de Valorização da Adufes.

 

Adufes