Delegação da Adufes debaterá em Porto Alegre a luta em defesa da Educação e da carreira docente

Cadernos de textos do Congresso irão orientar os debates e deliberações da categoria. Serão debatidos os seguintes temas: Conjuntura e Movimento Docente; Planos de Lutas dos Setores; Plano Geral de Lutas; e Questões Organizativas e Financeiras

A Adufes enviará delegação para a primeira atividade presencial do Andes-SN desde o início da pandemia da Covid-19. Trata-se do 40º Congresso do Andes-SN, que será realizado entre 27 de março e 1º de abril, em Porto Alegre-RS. O Congresso estará sob a organização da Seção Sindical da Universidade Federal do Rio Grande do Sul (UFRGS), junto com uma comissão da Nacional. O evento é a instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional e terá como tema “A vida acima dos lucros: Andes-SN 40 anos de luta!”.

A delegação da Adufes será composta pelas seguintes docentes eleitas delegadas em assembleia no dia 24/01/2022: Junia Zaidan (CCHN), Ana Carolina Galvão (CE), Jacyara Paiva (CE), Aline Bregonci (CCAE), Sonia Lopes (CE), Fernanda Binatti (CEI Criarte/CE), Monica Vermes (CAr), Juliana Melim (CCJE), Lívia Moraes (CCHN) e Priscila Chaves (CE). Como delegadas, elas terão direito a voto.

Integrarão a comitiva da Adufes, ainda, as/os suplentes das delegadas: Ricardo Behr (aposentado – CCJE),  Raphael Furtado (Ceunes), Ana Claudia Meira (CCAE), Alexandre Curtiss (CAr), Rafael Bellan (CAr), Alexandre Cunha (CCS), Gabriel Luchinni (CCE), Rafael Teixeira (CCJE), Nelson Figueiredo (CEFD), e José Antônio da Rocha Pinto (CCE).

Irão a Porto Alegre também três observadores: Iguatemi Rangel (CE), Luiz Alexandre Oxley (CEFD) e Marcelo Barreira (CCHN).

Cadernos

Os cadernos de textos do Congresso irão orientar os debates e deliberações da categoria. Os materiais são ilustrados com artes alusivas a eventos e personalidades que marcaram o último período. Serão debatidos os seguintes temas: Tema I – Conjuntura e Movimento Docente; Tema II – Planos de Lutas dos Setores; Tema III – Plano Geral de Lutas; e Tema IV – Questões Organizativas e Financeiras.

Docentes da Ufes contribuíram com textos e aparecem como autores do documento. São elas/es: Bernardete Gomes Mian, Cenira Andrade de Oliveira, Fabíola Xavier Leal, José Antônio da Rocha Pinto, Juliana Iglesias Melim, Leonardo de Resende Dutra, Mónica Vermes, Rafael Vieira Teixeira, Raphael Furtado; Ricardo Roberto Behr e Victor Neves de Souza.

Além disso, a convite da Diretoria da Seção Sindical do Andes-SN na UFRGS, seções sindicais cujas/os reitoras/es nomeados não foram as/os primeiras/os colocadas/os se articularam e submeteram ao Congresso o texto “Intensificar a luta para pôr fim às intervenções do governo Bolsonaro nas IFES”. A Ufes está entre as instituições nessa situação, uma vez que a reitora eleita e legítima, Ethel Maciel, não foi empossada. A Diretoria da Adufes assina o texto composto junto a outras dez seções sindicais.

Clique aqui e confira o Caderno do 40º Congresso do Andes-SN.

Clique aqui e confira o anexo do Caderno do 40º Congresso do Andes-SN.

 

 

Adufes