Ataque LGBTQIA+fóbico à Adufes e ato de repúdio ganham grande repercussão na imprensa

Andes-SN também divulgou nota em solidariedade à Adufes e repúdio ao ataque. Portais, emissoras de TV, jornais e rádios repercutiram os fatos lamentáveis ocorridos no Dia do Orgulho LGBTQIA+ dentro da Ufes

Por Vivia Fernandes e Anderson Cacilhas

Dezenas de pessoas da comunidade LGBTQIA+, aliados, e representantes de diversas entidades realizaram um ato no final da tarde desta terça-feira, 28 de junho, na sede da Adufes, no campus de Goiabeiras da Ufes, em repúdio ao ataque LGBTQIA+fóbico que atingiu o prédio e toda a comunidade. Inúmeras bandeiras do movimento, duas delas muito grandes, foram instaladas na área do edifício e todas e todos puderam utilizar o microfone para se manifestar.

Na manhã de terça-feira, 28 de junho, funcionários da Associação dos Docentes da Ufes (Adufes), ao chegarem ao trabalho, constataram que as bandeiras do movimento LGBTQIA+, que estavam decorando a área externa do prédio, haviam sido roubadas e rasgadas. Além disso, encontraram dois bilhetes com conteúdo homofóbico colados no vidro da porta da Adufes.

Imprensa

Os veículos de imprensa foram acionados pela Assessoria de Comunicação da Adufes e diversas matérias foram publicadas reportando o ataque à comunidade LGBTQIA+ e o ato em reação e repúdio ao que ocorreu dentro da Universidade. Confira a seguir algumas das matérias publicadas:

Jornal A Gazeta: https://www.agazeta.com.br/es/cotidiano/casos-de-agressao-a-publico-lgbtqi-aumentam-20-no-es-0622

G1/Globo.com: https://g1.globo.com/es/espirito-santo/noticia/2022/06/28/decoracao-do-dia-do-orgulho-lgbtqia-e-vandalizada-em-associacao-de-professores.ghtml

Folha Vitória/R7: https://www.folhavitoria.com.br/geral/noticia/06/2022/associacao-de-professores-da-ufes-e-alvo-de-ataque-homofobico-no-dia-do-orgulho-lgbtqia

Portal ES360/Grupo Band: https://es360.com.br/sede-da-adufes-sofre-ataque-homofobico-no-dia-do-orgulho-lgbtqia/

Século Diário: https://www.seculodiario.com.br/direitos/adufes-realiza-ato-contra-ataque-lgbtqiafobico-sofrido-pela-entidade

Tribuna Notícias/SBT: https://youtu.be/Y7AksDB8S1Y (minutagem: de 44:49 a 46:24)

Rádio Band News: Clique e reproduza o áudio

Rádio CBN: Clique e reproduza o áudio

 

ANDES-SN

Trecho de uma nota divulgada pelo Andes-SN sobre o ocorrido diz o seguinte: “A Diretoria do ANDES-SN repudia veementemente o ataque LGBTIfóbico sofrido pela ADUFES em sua sede, na cidade de Vitória, no Espírito Santo no dia de ontem (27/06). A ADUFES, historicamente e em total consonância com as deliberações do ANDES-SN, atua na defesa dos direitos das pessoas LGBTQIA+, como elemento
fundamental do projeto de universidade e educação públicas para a classe trabalhadora”. Clique e confira a íntegra da nota.

Orgulho LGBTQIA+

Para o dia do orgulho LGBTQIA+, comemorado neste 28 de junho, a sede do sindicato, no campus de Goiabeiras da Ufes (Vitória-ES), havia sido decorada com quatro bandeiras símbolo do movimento LGBTQIA+. Duas ficaram no ambiente interno e duas na fachada, que foram vandalizadas. A data é importante para a reflexão sobre a igualdade de direitos entre as pessoas em qualquer situação, o respeito à diversidade e o combate a toda forma de discriminação e, em especial, à LGBTQIA+fobia. A instalação das bandeiras do arco-íris representa o respeito e a valorização da diversidade, assim como a defesa dos direitos humanos.

“A cena encontrada na sede da Adufes deixa evidente o ódio contra o público LGBTQIA+, ainda forte em nossa sociedade que, infelizmente, chega ao ponto de agressoras/es deixarem marcas em um ambiente acadêmico público”, diz a secretária-geral da Adufes, Aline Bregonci.

O ataque, segundo Aline, mostra o quanto ainda há a necessidade de lutar pelos direitos da população LGBTQIA+.  “Não cruzaremos nossos braços. Pelo contrário, o ataque nos exorta a continuarmos apoiando, discutindo e participando de ações contra a intolerância, a hostilidade e a reprovação destiladas contra as pessoas da comunidade LGBTQIA+”.

Providências

As devidas providências já estão sendo tomadas pela diretoria da Adufes, com a orientação de sua Assessoria Jurídica. Além de registrar Boletim de Ocorrência (BO) na polícia, o Sindicato já obteve da Universidade imagens do circuito interno da instituição, tendo em vista que há câmeras espalhadas pelo campus. Já houve avanços na apuração em curso desde quarta-feira, 29, e o Sindicato segue juntando a documentação para responsabilizar as pessoas que cometeram os ataques.

Nem a Comunidade LGBTQIA+, nem a Adufes e nem outros tantos aliados vão deitar para atos de intolerância na Universidade. Os LGBTQIA+fóbicos agora terão que conviver com um mar de bandeiras, algumas gigantes, colorindo a sede do Sindicato.

Clique a confira a nota oficial da Adufes sobre o ataque.

Confira as fotos do ato

 

Adufes