Adufes nos centros! Nessa quarta-feira, 24, a Adufes realizou uma plenária com as professoras e professores do Ceunes (Centro Universitário Norte do Espírito Santo), em São Mateus. Cerca de 25 docentes, entre filiados e não filiados, participaram ativamente da reunião com a direção do sindicato.
Durante a atividade, houve amplo debate e participação da categoria, com consenso a respeito de pontos importantes sobre a proposta de alteração da Resolução 60/92 do Cepe, que modifica o cômputo da carga horária docente. A mudança atinge atividades de professoras/es para planejamento, formação, pesquisa, extensão e até mesmo ocupação de funções de gestão e no Sindicato.
Por conta disso, foi apontada pela base a necessidade de suspender o prazo de 26 de setembro, dado pela Reitoria, para debate da proposta nos Centros de Ensino. Porém, a categoria entende que a questão é mais ampla do que meramente atualizar a normativa a respeito do cômputo de carga horária. “Temos que dar visibilidade à sobrecarga docente e seu efeito sobre as condições de trabalho e saúde”, afirma a secretária geral da Adufes, Aline Bregonci. Também foi discutida a necessidade de construção coletiva de estratégias de luta por vagas para concurso docente em todos os campi da Ufes.
Entre as demandas locais, levantadas durante e após a Plenária, foi discutida a estrutura e a realidade do curso de Educação do Campo, a relação do Ceunes com a Adufes, a filiação ao sindicato e a mobilização da categoria.
Participaram, pela direção da Adufes, a presidenta, Junia Zaidan, a diretora Aline Bregonci e o diretor Edson Cardoso. Estiveram presentes também na reunião Kátia Maria Morais Eiras e Vivian Chagas da Silveira, representantes do Ceunes no Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), e a direção do Ceunes: o diretor, Luiz Favero, e a vice-diretora, Vivian Cornélio.
Adufes