Cotas em concursos: Reitoria dá 30 dias para centros contribuírem com elaboração da Resolução

A Reitoria enviou e deu 30 dias aos Centros de Ensino para que contribuam com a minuta de Resolução que trata de cotas em concursos docentes. O prazo vence no dia 22 e a Adufes se disponibilizou a todos os diretores de centro para comparecer a reuniões, debates e rodas de conversa sobre o tema.

A minuta de Resolução que a Reitoria enviou diretamente ao Conselho de Ensino, Pesquisa e Extensão (Cepe), no final de março, chegou a ser pautada na plenária do Cepe – sem consulta à base da universidade e sem qualquer atendimento às reivindicações da Adufes/Sintufes/DCE, em conjunto com mais de dez movimentos populares. Entre os pedidos, as entidades e movimentos destacam a reparação pelos nove anos em que a lei de cotas em concursos não tem sido cumprida em nossa universidade. Confira a Carta das Entidades remetida à Reitoria no dia 25 de abril. 

Na Plenária do Cepe, houve solicitação para que a proposta de resolução fosse retirada de pauta e remetida aos centros de ensino. Porém, com o prazo curto de 30 dias, ou seja, 22 de junho, o que compromete a discussão.

“Há uma séria inversão que precisa ser superada em nossa cultura institucional. As decisões começam no topo ao invés de se promover uma construção pela base. Não foi por falta de pedidos. A Adufes enviou diversos ofícios à Reitoria, desde o início de abril, fez campanha nas redes e uma das resoluções mais importantes de nossos 69 anos chegou à plenária do Cepe, sob o risco de ter sido aprovada, tendo saído de uma Comissão composta exclusivamente por membros da gestão”, critica Junia Zaidan, presidenta da Adufes.

Agora, com algumas semanas, os onze centros da Ufes devem retornar o documento com eventuais colaborações. “É uma consulta, uma escuta efetiva ou se está apenas cumprindo tabela para dizer que ouviu a base? Fica a pergunta, que não podemos deixar de fazer, enquanto nossa vida é decidida em gabinetes, comissões e conselhos. Isso definitivamente não é a gestão participativa que consta no papel!”, afirma Junia.

A Resolução que tramita no Cepe trata de cotas em concursos docentes e está sendo preparada para cumprir a Lei 12.990/2014, que expira em 2024.

Clique aqui e confira a resolução. 

 

Adufes