Assembleia da Adufes no dia 21/03 debaterá a construção da greve da educação

Na pauta da reunião também está a previsão orçamentária 2024

A Adufes convoca a categoria para a Assembleia Geral (AG) do sindicato que ocorrerá no dia 21 de março, às 16h, em sua sede, no campus de Goiabeiras da Ufes, em Vitória. A AG terá como pontos de pauta:  a previsão orçamentária de 2024 e a construção da greve da educação.

A assembleia contará com a participação do presidente do Andes-SN, Gustavo Seferian Scheffer Machado.

No dia 18, o sindicato realizará uma reunião preparatória para a AG, momento em que será debatida a construção do movimento. A atividade ocorrerá às 17h30. Clique aqui e saiba mais. 

Construção da greve
O 42º Congresso do Andes-SN, que ocorreu entre os dias 26 de fevereiro e 1 de março, na Universidade Federal do Ceará (UFC), em Fortaleza, decidiu pela “construção de uma greve do ANDES-SN e do setor da educação, no primeiro semestre de 2024, tendo como horizonte a construção de uma greve unificada no funcionalismo público federal em 2024”. O Congresso é a instância máxima de deliberação do Sindicato Nacional.

Na mais recente reunião da Mesa Nacional de Negociação Permanente (MNNP), realizada no dia 28 de fevereiro, o governo federal manteve o reajuste zero em 2024. A categoria reivindica 22,71% dividido em 3 parcelas iguais de 7,06% nos meses de maio de 2024, 2025 e 2026. A construção da greve no primeiro semestre é uma resposta a essa recusa do governo em negociar com as categorias e reafirmar o posicionamento de reajuste zero. Confira outras pautas de luta:

  • Recomposição das perdas salariais do período referente ao governo Temer até o final do governo Lula, com pagamentos em 2024, 2025 e 2026;
  • Reestruturação da carreira docente;
  • Orçamento das universidades federais, institutos federais e Cefets;
  • Equiparação dos benefícios com os dos demais Poderes, sem exclusão das pessoas aposentadas;
  • Revogação das medidas do governo Bolsonaro que atacam servidoras/es públicas/os;
  • Arquivamento da Proposta de Emenda à Constituição (PEC) 32/2020, a Contrarreforma Administrativa, e luta contra o Arcabouço Fiscal.

Participe da Assembleia da Adufes e fortaleça a construção da greve! Mobilize-se!

Adufes