Websérie “Adufes nos Centros” alcançou mais de 140 mil perfis/pessoas no Facebook e Instagram na somatória dos vídeos

Além disso, reprodução parcial do conteúdo ultrapassou a marca de 90 mil vezes e segmentação do público contribuiu para entregar o conteúdo a pessoas com potencial interesse nas pautas abordadas

A Adufes produziu e divulgou durante todo o ano de 2021 um total de 11 vídeos que integraram a Websérie “Adufes nos Centros – Onde a Ufes é Feita”. As peças mostraram um pouco do trabalho que é desenvolvido por docentes, junto com estudantes e servidoras/es técnicos-administrativas/os, nos 11 centros de ensino da Universidade. Foram abordados, ainda, o trabalho e legado das/os Aposentadas/os.

Além da divulgação orgânica (postagens comuns sem aporte de verba de mídia) nas redes sociais, grande parte dos episódios foi transformada em anúncios pagos que receberam verba de mídia para que chegassem a mais pessoas e ao público segmentado com interesse nas pautas abordadas. Esse trabalho foi realizado por jornalistas/profissionais de Comunicação com experiência na produção de conteúdo, segmentação de público, direcionamento e gerenciamento de anúncios pagos em redes sociais. Foi utilizado o Gerenciador de Anúncios profissional do Meta Business, com inserções nas redes Facebook e Instagram, em posicionamentos diversos, como feeds, stories e explorar.

O alcance de todos os vídeos somados ultrapassou 140 mil pessoas, no total. A reprodução parcial do conteúdo ultrapassou a marca de 90 mil vezes. O alcance é a entrega do anúncio de alguma forma para os perfis da rede e o somatório de 140 mil pessoas/perfis é um dado obtido a partir da soma do desempenho de cada vídeo, o que pode incluir a repetição de perfis que foram alcançados por mais de um vídeo.

Visualizações

O destaque entre os vídeos foi o episódio que tratou do Centro de Artes (CAr), que alcançou mais 66 mil pessoas/perfis diferentes com mais de 60 mil inicializações de reprodução do conteúdo e outras 1.198 ações diante dele. Esse desempenho foi atingido, majoritariamente, no Instagram e o vídeo foi um dos poucos que rodaram nesta rede durante todo o tempo de anúncio devido a restrições do Meta/Instagram relativas às características dos vídeos que, via de regra, eram direcionados para inserções no Facebook.

Portanto, no quesito engajamento com os vídeos (ações diante do conteúdo como reproduzir, curtir, enviar etc.), os resultados também foram positivos. Os vídeos do Ceunes (São Mateus) e do Centro de Educação Física e Desportos (CEFD) também se destacaram com 7,2 mil e 7,3 mil visualizações, respectivamente. Além disso, o CCJE teve 4,9 mil visualizações, o Campus Sul do ES (Alegre) 4,6 mil, e o Centro de Educação (CE) e Aposentados 3,5 mil cada. Estes números incluem reproduções realizadas mais de uma vez por um mesmo perfil perfil/pessoa.

Os anúncios foram feitos utilizando as postagens já realizadas no feed e no IGTV do Instagram e também na modalidade dark post. O desempenho do dark post não fica registrado na postagem original, uma vez que, na prática, nesses casos é realizada uma nova postagem específica para o anúncio que não fica pública após o período programado, com registro no Gerenciador de Anúncios profissional do Meta Business.

Segmentação

A segmentação do público foi realizada utilizando públicos pré-classificados pelos algoritmos disponíveis na ferramenta do Meta. Para o campus de Alegre, por exemplo, houve direcionamento específico de parte da verba de mídia para públicos do sul do Estado. Para o CAr, foram consideradas pessoas interessadas em questões atravessadas por Arte e Cultura, entre outras diversas variáveis. No vídeo que trata do legado de aposentadas e aposentados, considerando a participação do professor João Baptista Herkenhoff, primeiro presidente da Adufes, foi incluído o direcionamento para pessoas da área do Direito, entre outros cruzamentos com base nos comportamentos das pessoas, disponibilizados pelas ferramentas algorítmicas das redes.

Focalizou-se público com base na sua condição de usuário da língua portuguesa; presença, no momento ou recente, no estado Espírito Santo; idade acima de 18 anos e algum nível de ligação com atividades profissionais/estudantis ou interesse em atividades que são desenvolvidas pela Ufes, mesmo que a pessoa não faça essa ligação com a universidade explicitamente em sua conta na rede social.

Os objetivos utilizados para cada anúncio (que quando alcançados são lidos como resultados) foram variados e programados de acordo com o tipo e conteúdo das peças, análises das performances de anúncios anteriores e de outras campanhas com público e material semelhante e público com o qual se pretende falar. Foram utilizados objetivos como alcance, visualização de vídeos e engajamento com a publicação.

Para a presidenta da Adufes, Ana Carolina Galvão, os vídeos permitiram que o sindicato fortalecesse a divulgação do trabalho da universidade, especialmente neste momento de tantos ataques à ciência e à educação. Para ela, é fundamental possibilitar que a sociedade em geral conheça o que faz a Ufes e quanto mais poderia fazer não fossem os cortes orçamentários, a postura negacionista do Governo Federal e a tentativa de emplacar uma narrativa de desqualificação do serviço público.

Clique e confira o relatório com mais detalhes e gráficos sobre o desempenho dos anúncios da websérie “Adufes nos Centros”.

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