Saúde e trabalho: divulgado o resultado da primeira fase da Enquete do Andes-SN

A coleta de dados ocorreu do dia 22 de maio ao dia 22 de junho, e contou com a participação de 1.874 docentes, de 11 instituições de ensino

Foi divulgado o resultado da primeira etapa da Enquete do Andes-SN sobre “Condições de Trabalho e Saúde dos(as) Docentes que atuam nas Universidades Públicas, Institutos Federais e CEFETs”. A coleta de dados ocorreu do dia 22 de maio ao dia 22 de junho, e contou com a participação de 1.874 docentes, de 11 instituições de ensino.

Como um projeto-piloto, essa primeira fase teve o objetivo de testar o questionário e as condições de aplicação em um número limitado de instituições, para, na sequência, expandir a todas as instituições da base do ANDES-SN, em uma segunda fase, prevista para o segundo semestre deste ano.

A pesquisa tem o objetivo de analisar as condições de trabalho e saúde docente nas universidades públicas federais, estaduais, municipais, institutos federais e CEFETs, em especial a partir das modificações impostas pela pandemia de Covid-19.

Entre diversas questões, os/as docentes responderam sobre a frequência com que se sentem sobrecarregado(a)s no trabalho profissional. 620 pessoas (42%) responderam que sempre; 480 (33%) consideraram que frequentemente; 302 (21%) responderam que algumas vezes; 51 (3,5%) responderam que raramente e 18 pessoas (1,2%) responderam que nunca.

“Por meio da Enquete do ANDES-SN, pretende-se: traçar o perfil do(a)s docentes dessas instituições; realizar um levantamento sobre as condições de trabalho, demandas, exigências e cotidiano profissional; verificar como tem ocorrido o uso do tempo de trabalho; averiguar as percepções das condições de saúde docente diante do seu processo de trabalho; e observar a utilização de tecnologias digitais e como tem se dado o desenvolvimento de atividades remotas, as relações de trabalho e a organização sindical do(a)s docentes da base do ANDES-SN”, destaca o trecho de apresentação do relatório da primeira fase.

A pesquisa é organizada pelo Andes-SN e pelo Grupo de Trabalho de Seguridade Social e Assuntos de Aposentadoria (GTSSA).

Clique aqui e confira o relatório.

 

Adufes