Reitoria não dá andamento às reivindicações da categoria docente encaminhadas pela Adufes

“As respostas da reitoria à Adufes  foram vagas, equivocadas ou não foram dadas”, diz a presidenta da Adufes.

Após duas reuniões com a Administração Central  e decisão da categoria em Assembleia Geral (AG) realizada em 29 de abril, a Adufes encaminhou Ofício à Reitoria com um conjunto de solicitações, divididas em quatro itens (vacinação, resoluções da Ufes, preparativos para retorno presencial quando possível e lista de contato das/os docentes). Na avaliação de Ana Carolina Galvão, presidenta da Adufes, nenhum dos itens teve resposta efetiva.

Veja aqui o novo ofício da Adufes enviado à Reitoria 

Sobre a vacinação, a Adufes já expressou sua preocupação com a forma de condução e o desencontro de informações e procedimentos.

Leia-  Adufes tenta discutir a imunização da comunidade acadêmica com a Reitoria e continua sem resposta

Resoluções da Ufes. O sindicato reivindicou, como resultado da AG, alterações em resoluções do Cepe (Res. 08/2021, 56/2020 e 59/2020) e também retomou solicitações anteriores, dirigidas ao Conselho Universitário (transmissão das sessões e direitos autorais e de imagem).

No que se refere à Resolução nº 56/2020, ela esteve na pauta da sessão extraordinária do Cepe realizada na semana passada. No entendimento de Ana Carolina, isso não se deu em atendimento à solicitação da Adufes, pois o Ofício 209 sequer faz menção a ela. “Mas conseguimos que as Conselheiras e os Conselheiros debatessem nossas propostas e tivemos alguns avanços, ainda que tímidos. Um deles é que a Comissão especial para acompanhamento e avaliação dos processos de execução e desenvolvimento do Earte e do ensino híbrido não será mais exclusivamente definida pelo Reitor, como aconteceu até agora”, disse Ana.

Leia a nova Resolução aqui 

Contudo, Ana Carolina assinala que as outras resoluções prosseguem sem sequer serem incluídas na pauta. É o caso da Res. 08/2021, que trata do calendário acadêmico. “Esse pedido foi feito para que a discussão fosse levada ao pleno do Cepe em caráter de urgência, para analisá-lo antes do início do próximo semestre, o que não ocorreu e por isso só nos resta lamentar o tratamento que a Reitoria tem dispensado à categoria docente e continuar insistindo para sermos ouvidos”.

No caso do Conselho Universitário, a situação não é diferente. O debate sobre direitos autorais e de imagem segue parado na Comissão de Legislação e Normas e a transmissão das sessões dos Conselhos Superiores continua sem resposta há nove meses.

Abandono. A presidenta da Adufes sugere que as/os docentes leiam os Ofícios do sindicato para compreender os acontecimentos, pois todas as solicitações são documentadas, compondo um histórico dos protocolados, que recuperam minuciosamente cada etapa dos pedidos. Ao ler os registros, será possível perceber que as respostas não são efetivas. “Vemos com muita preocupação essa atitude. Chega a ser desrespeitoso com professoras e professores que estão em situação de extrema precariedade, enfrentando adoecimento em altos níveis e tentando fazer com que suas vozes sejam escutadas”, criticou Ana.

Preparativos da Ufes para retorno presencial quando houver condições sanitárias seguras. No ofício inicial, a Adufes fez três perguntas a respeito das providências para o retorno ao modo presencial em segurança, mas apenas uma foi respondida. “Continuamos sem informações sobre quais são as obras previstas e não iniciadas, qual a previsão de atendimento e como se dá a definição de prioridade”, ressalta Ana Carolina.

Outro aspecto que preocupa o sindicato é que a Reitoria respondeu que “Todas as intervenções de enfrentamento à COVID-19 estão sendo realizadas sob diretrizes do COE/Ufes e acompanhadas por técnicos da Superintendência de Infraestrutura”. Porém, a Adufes teve acesso a uma solicitação dirigida à Diretoria de Planejamento Físico – DPF/SI, em que o Diretor de Planejamento Físico respondeu que “Os projetos já elaborados – ou em elaboração – pela Coordenação de Projetos e Orçamentos, durante a vigência do estado de pandemia em função da pandemia de Covid-19, não possuem o objetivo de dirimir os riscos de contaminação por Covid-19”. Por esse motivo, a Adufes reiterou o questionamento sobre as responsabilidades técnicas das obras em andamento ou planejadas.

Lista de contato das/os docentes. Tendo solicitado as informações há mais de um ano (o primeiro pedido foi em março de 2020), a Adufes continua aguardando retorno da Administração Central para que possa alcançar a categoria docente para informes e divulgações. A resposta da Reitoria sinalizou apenas que seria verificada a situação do pedido, que já tem manifestação da Pró-reitoria de Gestão de Pessoas, da Superintendência de Tecnologia e Informação e que foi encaminhada à Ouvidoria, há quase três meses.

Adufes